ELEIÇÕES

70% dos trabalhadores em educação do RN aprovam a direção do SINTE/RN

13 Jun 2022

Uma pesquisa de opinião é feita basicamente se retirando uma pequena amostragem do universo a ser pesquisado. É assim que os institutos de pesquisa sabem a tendência dos quase 150 milhões de eleitores do Brasil, analisando as respostas de apenas mil entrevistados.

Mas a pesquisa sem margem de erro é mesmo a eleição. No caso do SINTE/RN, a última disputa eleitoral revelou a mesma tendência das eleições anteriores: de cada 10 associados apenas três não concordam com o modelo estratégico adotado pela atual diretoria. A aprovação de 70% da categoria mostra que os trabalhadores em educação do Rio Grande do Norte concordam, por exemplo, com a postura crítica do Sindicato a governos como o de Bolsonaro e Álvaro Dias na prefeitura de Natal.

O ataque imoral de Álvaro Dias aos contracheques dos educadores não surtiu o efeito desejado pelo palácio Felipe Camarão ou pela oposição. A categoria ficou ao lado da diretoria e mostrou nas urnas que está disposta a defender seu Sindicato de todo e qualquer ataque.

A categoria também indicou que aprova a posição do Sindicato quanto ao governo da sua ex dirigente, Fátima Bezerra. A votação mostrou que os filiados apoiam as relações de diálogo e respeito adotadas pela direção do Sindicato com a gestão estadual. Concordam ainda com as atividades mais radicalizadas como as greves e as ações jurídicas, quando a negociação não atende aos interesses da categoria.

A votação que deu uma maioria folgada de mais de dois terços do total de votos das duas chapas de oposição juntas, também aponta a aprovação às ações do SINTE em defesa dos aposentados e dos funcionários da educação. Dois segmentos que normalmente são massacrados governo após governo.

Sabiamente a categoria percebeu que a continuidade desses princípios na gestão do Sindicato, levaram o SINTE/RN a um ambiente de reinvenção constante e modernidade. Não sem motivo, o Sindicato da Educação é o maior do Estado. O único a deter um Sistema Comunicação e a ter um Setor Jurídico que coleciona vitórias até no Supremo Tribunal Federal.

A votação consagradora também é um reconhecimento ao legado do saudoso José Teixeira, coordenador geral do Sindicato, homenageado com o nome da chapa vencedora. O trabalho de cada um e cada uma de seus diretores e diretoras, foi reconhecido nos nomes da coordenação eleita. Bruno Vital, representando a juventude que chega para dar continuidade à constante renovação com responsabilidade. Rômulo Arnaud e Fátima Cardoso, hoje duas referências do sindicalismo potiguar e brasileiro, que simbolizam a experiência e a maturidade na condução da luta.

Parabéns a cada um e cada uma dos que votaram nestas eleições, pela sabedoria da escolha. A direção do SINTE/RN, eleita com 70% dos votos vai agora trabalhar incansavelmente pelos 100% da categoria.

ELEIÇÕES

70% dos trabalhadores em educação do RN aprovam a direção do SINTE/RN