Apesar de o Prefeito afirmar que vai pagar o Piso, SINTE/RN segue ignorado pelo município

25 May 2020

Nesta segunda-feira (25) o Prefeito de Natal afirmou em entrevista a uma rádio local que vai pagar o Piso Salarial 2020 dos professores. Na ocasião, o Chefe do Executivo disse: “Nós estamos aguardando aí o sindicato pra conversar sobre isso, pra dialogar. E nós pretendemos adotar o mesmo procedimento que foi adotado pelo Governo do Estado e acatado pelo sindicato. Então nós vamos discutir e chegar a um bom termo. A nossa pretensão é essa”.

Esta foi a primeira manifestação pública de Álvaro Dias no sentido de quitar esta dívida. No entanto, a direção do SINTE aponta que Prefeito faltou com a verdade ao não dizer que desde janeiro o Sindicato, sobretudo nesta pandemia, tem buscado o diálogo com o município.

E embora o Prefeito tenha afirmado que vai pagar o Piso e quer conversar sobre, o município segue sem dialogar com o SINTE. Na tarde desta segunda a coordenadora geral, professora Fátima Cardoso, entrou em contato com a chefe do gabinete da Secretária Municipal de Educação. Na ocasião, mais uma vez pressionou em busca de uma audiência virtual. Contudo, a chefe do gabinete disse que o Chefe do Executivo da capital vai viajar nesta semana e retornará na sexta, mas não há previsão de quando vai receber o Sindicato.

Para a sindicalista, A SME não está demonstrando sintonia com o que Prefeito afirmou. “A Secretaria de Educação certamente, se tem conhecimento, não está querendo apontar esse compromisso feito em público pelo Prefeito. Resta agora a audiência para se pactuar a questão do Piso”, afirmou Fátima.

Desde janeiro o SINTE/RN tem buscado da Prefeitura o pagamento do Piso. Porém, vem sendo ignorado. As poucas audiências que aconteceram antes da pandemia não trouxeram resultados. Em fevereiro, de forma não oficial, a Secretária de Educação apresentou uma proposta que não contemplava a totalidade da correção. A falta de avanço no diálogo escasso quase empurrou a categoria para uma greve, abortada antes de iniciar em virtude da pandemia do novo Coronavírus. No dia anterior ao fechamento da sede estadual do SINTE por causa da Covid-19, em 17 de março, a Prefeitura finalmente mandou uma proposta oficial. O texto propunha 6,22%, que não chega à metade da correção, e não falava em retroativo para os aposentados. De imediato a direção da entidade rechaçou a proposta e buscou o diálogo virtual. De março para cá, o Sindicato reiteradas vezes tem buscando uma audiência online. No entanto, não vem sendo levado a sério.

Apesar do tratamento dispensado pela Prefeitura, Fátima Cardoso avisa que a entidade mantém o canal de diálogo aberto: “Desde janeiro que a gente tenta negociar o pagamento e agora ele anuncia que vai pagar. Estamos esperando, abertos ao diálogo”, afirmou a sindicalista.

IMPEDIDO DE FAZER MANIFESTAÇÕES PÚBLICAS, SINTE/RN TEM USADO OUTRAS FERRAMENTAS PARA CHAMAR A ATENÇÃO

Nestes tempos de pandemia, sem poder ir às ruas se manifestar e denunciar a situação dos professores de Natal, o SINTE/RN tem buscado outras formas de chamar a atenção do município e da sociedade.

Desde a semana passada está no ar a campanha virtual “Tô em casa, mas na luta! Prefeito, pague o Piso!”. O objetivo do Sindicato consiste em fazer com que os professores produzam cartazes cobrando o pagamento do Piso, façam fotos e enviem no Facebook e Instagram da entidade. Vídeos na horizontal também podem ser enviados. Este material está sendo postado nas redes do Sindicato. Saiba mais AQUI.

Uma outra maneira encontrada para pressionar o município foi veicular uma nota em jornal de circulação local. Publicada nesse domingo (24), o texto denuncia à sociedade o descaso da Prefeitura para com os educadores de Natal. A nota pode ser conferida AQUI.

25 May 2020