REDE ESTADUAL

Após 14 anos de luta do SINTE/RN, Governo sanciona o primeiro Plano Estadual de Educação

30 Jan 2016

O Plano Estadual de Educação (PEE) aprovado pela Assembleia Legislativa em dezembro passado foi sancionado pelo governador nesta semana. E o SINTE/RN, representado pelo coordenador geral, professor José Teixeira, e o diretor de relações sindicais e interior, professor Ionaldo Tomaz, esteve presente na audiência de sanção do PEE.

O plano, que foi construído por diversos segmentos da sociedade e contou com a participação do SINTE, é o documento que vai contemplar as ações, metas e diretrizes da educação do Rio Grande do Norte pelos próximos dez anos.

O diretor Ionaldo Tomaz exaltou a importância do PEE e a participação do SINTE na sua construção: “É bom lembrar que é o primeiro Plano Estadual de Educação do Rio Grande do Norte. Depois de muito trabalho para construir e aprovar, enfim foi sancionado. Foi um dia histórico para a educação do RN, e o nosso Sindicato estava lá”.

O coordenador José Teixeira lembrou a luta histórica do Sindicato em prol do plano: “Não foi por falta de pressão do SINTE/RN que o RN ficou sem o plano por 14 anos. Infelizmente, não encontrávamos reciprocidade de quem estava do outro lado”.

O Plano Estadual de Educação contempla 21 metas, entre elas a valorização dos funcionários da educação e a equiparação salarial dos educadores com profissionais de mesma formação.

Contudo, o Sindicato tem algumas discordâncias com alguns pontos do PEE. Uma delas é a exclusão dos termos, gênero, LGBT, diversidade e orientação sexual. Vale lembrar que essa retirada ocorreu porque o documento foi construído a partir da participação de diversos setores da sociedade, incluindo os representantes das alas conservadoras.

REDE ESTADUAL

30 Jan 2016