Após 4 meses de espera, SINTE é recebido pela SME e reapresenta da pauta dos educadores de Natal

22 Mar 2017

Depois de 4 meses de espera, reiterados pedidos e ofícios enviados, o SINTE/RN finalmente foi recebido pela secretaria de educação de Natal e pôde apresentar a pauta reprimida de reivindicações dos educadores de Natal. A audiência aconteceu nesta quarta-feira (22).

De acordo com a coordenadora geral do SINTE/RN, professora Fátima Cardoso, o encontro não trouxe grandes avanços. Isso porque a pauta apresentada segue represada. Confira abaixo um resumo do que foi debatido:

Reposição salarial de 10% para profissionais da EJA, educação infantil e fundamental

De acordo com a secretária, não há condições de repor esse percentual devido à falta de recursos e o limite prudencial. O Sindicato vai acionar a sua assessoria jurídica para checar se esta questão é verídica.

Unificação das carreiras dos educadores de Natal

A mesa de negociação da unificação será reaberta. A expectativa é que isso ocorra até abril.

Promoções das letras

A Secretária alega que o processo está correndo. Porém, para a coordenadora geral do SINTE/RN Fátima Cardoso “Não há justificativa para essa demora”.

Avaliação de desempenho dos educadores infantis

Será feita em breve, segundo a SME.

Dívidas desde a gestão Micarla de Sousa

Retroativos que não foram pagos das mudanças de níveis, padrão, implantação de promoção de letras e níveis. Nenhum avanço.

Participação da categoria nas assembleias

A SME criou o modelo onde o professor que for a uma assembleia tem que repor o dia em outro momento. “Porém, ir a uma assembleia não é estar em greve. Ir a uma assembleia é um direito”, afirmou a coordenadora Fátima Cardoso. Contudo, segundo ela, apesar das discussões, SINTE e SME não chegaram em um entendimento. A questão segue sem solução.

A coordenadora geral Fátima Cardoso conta que na audiência, que durou cerca de 2 horas, números foram apresentados ao Sindicato: “Mas não nos convence de maneira nenhuma”. Ela ainda faz um alerta:  “Abramos o olho. Carlos Eduardo está aguardando para fazer a primeira reforma dele (da previdência de Natal), a exemplo do que está acontecendo nacionalmente e aqui no Estado com o governo Robinson Faria”.

Em breve uma assembleia da rede municipal será convocada. O objetivo é que a categoria avalie a pauta reprimida e se prepare para fazer a luta.

22 Mar 2017

Unificação das carreiras dos educadores de Natal

Promoções das letras

Avaliação de desempenho dos educadores infantis

Será feita em breve, segundo a SME.

Dívidas desde a gestão Micarla de Sousa

Participação da categoria nas assembleias