FUNCIONÁRIOS

CNE inclui funcionários da educação na meta que busca equiparar salários com outras categorias

26 May 2015

Créditos: CNTE

A constituição da carreira com base nas metas 17 e 18 do PNE (Plano Nacional de Educação) e o Piso Nacional para os profissionais da educação foram temas dos diálogos no último Conselho Nacional de Entidades da CNTE (CNE).

De acordo com a Coordenadora Geral do SINTE/RN, professora Fátima Cardoso, ao discutir a meta 17, os membros do CNE incluíram nela os funcionários da educação. “Nós incluímos os funcionários da educação na meta 17 do PNE porque na equiparação salarial do professor com o profissional do mesmo nível de formação nós devemos falar dos Profissionais da Educação (professores e Funcionários). Para isso, estamos embasados na emenda à constituição brasileira de 2010”, explica.

Fátima avalia que associando as metas 17 e 18 do PNE a luta pelo piso salarial se torna maior, sobretudo quando à CNTE luta junto ao governo federal, representando os trabalhadores em educação: “O momento é dos Funcionários da Educação entrarem nesta luta, pois o SINTE está intervindo junto aos municípios para que as metas 17 e 18 constem nos planos municipais de educação.  No projeto de lei entregue ao governo do estado, estas duas metas estão garantidas, resta agora a luta para ser aprovada na Assembleia Legislativa”, afirma.

O último Conselho Nacional de Entidades da CNTE (CNE) foi realizado nos dias 21 e 22 de maio, em Brasília.

FUNCIONÁRIOS

26 May 2015