FORMAÇÃO

Direção do SINTE/RN participa do Conselho Nacional de Entidades da CNTE

5 Dec 2014

Créditos: CNTE

Um grupo de diretores do SINTE/RN participou nessa quinta (4) e sexta-feira (5) do Conselho Nacional de Entidades da CNTE, realizado em Brasília (DF).

Nos dois dias de trabalhos do CNE, os sindicatos e as pessoas ligadas a educação pública debateram temas como o Sistema Nacional de Educação, o PNE, a formação política e cívica, entre outros.

Na ocasião, a CNTE protocolou um documento na Embaixada do México, com abaixo-assinado dos participantes do CNE. O documento exige justiça no caso de desaparecimento de 43 estudantes Méxicanos, ocorrido em setembro.

As atividades foram iniciadas com uma mesa de exposição e debates acerca do Projeto de lei 413/2014. Projeto do deputado Ságuas Moraes (PT- MT) que visa institucionalizar o sistema nacional com políticas estruturantes da educação sob o regime de cooperação federativa em substituição as limitações do atual regime de colaboração voluntário.

Segundo a coordenadora geral do SINTE/RN, Fátima Cardoso, outro ponto de discussão deste projeto é o caráter que dá a formação, salário, carreira, jornada e condições de trabalho. “Discutimos como estabelecer critérios em leis, como por exemplo, lei estadual e municipal com destinação mínima dos 75% dos royalties do petróleo e gás para a educação, cumprimento integral do piso entre outras questões que destacaremos posteriormente”, conta a sindicalista.

O Conselho também discutiu o calendário de atividades e mobilizações para o ano de 2015. No mês de fevereiro, a CNTE vai promover o 1º Encontro Nacional de Educadores Indígenas. Em julho a Confederação participa do Congresso Mundial da Internacional da Educação, no Canadá.

FORMAÇÃO

Direção do SINTE/RN participa do Conselho Nacional de Entidades da CNTE