Educadores de Natal ameaçam iniciar 2015 em greve

17 Dec 2014

Créditos: Arquivo

A direção do SINTE/RN realizou mais uma assembleia, na tarde dessa terça-feira (16), com os professores da rede municipal de Natal. Na reunião, a categoria debateu as demandas relativas aos atrasos nos pagamentos de direitos dos educadores, o terço de hora atividade e o reajuste salarial de 2015.

Segundo a Coordenadora Geral do SINTE/RN, Fátima Cardoso, a assembleia deliberou que o Sindicato, juntamente com a categoria, continuará exigindo que a Prefeitura cumpra a lei e execute o terço de hora atividade com base nos blocos de aula, bem como reajuste os salários dos educadores da capital de acordo com o piso salarial nacional de 2015. Os professores cobram também celeridade na resolução dos atrasos nos pagamentos de direitos.

Fátima afirma que se Prefeitura e SME não dialogarem com os professores do município, a categoria está disposta a iniciar o ano letivo de 2015 em greve: “A categoria está revoltada. Isso porque a Secretária Justina Iva não deu qualquer resposta ao ofício que enviamos a SME solicitando uma audiência para tratar da nossa demanda reprimida”, explica.

Ainda de acordo com a coordenadora, os atrasos nos pagamentos de direitos, como promoções e gratificações por título, por exemplo, vêm causando perdas mensais de 5 a 20% nos salários dos professores da capital. Contudo, a sindicalista garante que  Sindicato e professores estão abertos ao diálogo.

Uma nova assembleia, ainda sem local e horário definidos, foi marcada para o primeiro dia do ano letivo de 2015, que, segundo o calendário divulgado pela SME, iniciará em 23 de fevereiro. O primeiro encontro de 2015 terá como objetivo discutir e reavaliar a situação da rede municipal de Natal.

Educadores de Natal ameaçam iniciar 2015 em greve

17 Dec 2014