Educadores de Natal aprovam indicativo de greve

12 Mar 2020

Os educadores de Natal aprovaram indicativo de greve da categoria. A deliberação aconteceu em assembleia na tarde desta quinta-feira (12) na sede estadual do SINTE/RN. A categoria cobra da Prefeitura e Secretaria Municipal de Educação (SME) os 12,84% relativos ao Piso Salarial de 2020.

Até o momento o município não apresentou ao Sindicato proposta formal para quitar a correção. No início de março a Secretária de Educação, Cristina Diniz, apenas verbalizou a ideia de pagar em duas parcelas, da seguinte forma: a primeira em abril com efeito retroativo para ativos e correção de 6,22%. A segunda parcela seria discutida em junho. Ou seja, sem previsão de pagamento. Além disso, não mencionou reajuste para os educadores aposentados. Essa proposta extraoficial já foi rechaçada em duas assembleias.

Além de não oferecer até agora uma posição oficial sobre o Piso, a Prefeitura ainda acumula um débito com os aposentados. Deve o retroativo do Piso de 2017 (janeiro e fevereiro) e o de 2018 (janeiro a maio). Também deve direitos funcionais a ativos e não oferece condições dignas de trabalho. Escolas estão sucateadas e sem estrutura.

ATO SERÁ REALIZADO EM FRENTE À PREFEITURA DURANTE AUDIÊNCIA ENTRE O SINDICATO E O MUNICÍPIO

A categoria deliberou realizar um ato em frente à Prefeitura nesta terça-feira (17) a partir das 14h30. A atividade será coordenada pelo SINTE/RN. Para a ocasião está prevista uma audiência entre o Sindicato e o município. A expectativa é que seja de fato apresentada uma proposta.

GREVE PODERÁ SER DEFLAGRADA EM ASSEMBLEIA NO DIA 18/03

A greve da Rede Municipal de Natal poderá ser deflagrada na próxima assembleia da categoria. O encontro está marcado para quarta-feira (18), às 8h30, no SINTE/RN. Abertos a negociação, os educadores da capital afirmam que a deflagração do movimento grevista só depende da sensibilidade do Prefeito.

Educadores de Natal aprovam indicativo de greve

12 Mar 2020