Educadores de Natal ocupam SME em busca de audiência com Secretária

2 May 2018

Créditos: Lenilton Lima

Os educadores de Natal ocuparam, na manhã e início da tarde desta quarta-feira (02/05), as dependências da Secretaria Municipal de Educação em busca de uma audiência com a secretária Justina Iva. O prédio ficou repleto de profissionais da educação e o SINTE/RN esteve no comando da atividade. Entretanto, a Secretária, segundo o informado, está em viagem e deve retornar nesta quinta, 03 de maio. (Veja as fotos da ocupação AQUI)

A categoria, em greve desde 21 de março, deseja se reunir com a Secretária de Educação para conversar sobre a pauta de reivindicações. A correção de 6,81% do Piso Salarial 2018 é o principal item da greve. Melhores condições de trabalho, reformas nas escolas e CMEIs, pagamento de direitos negados e do retroativo do Piso 2017 para os aposentados também são pontos de destaque da pauta que contém 37 itens.

CATEGORIA DELIBEROU COMPARECER A AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE PLANOS DE CARREIRAS NESTA QUARTA

O comendo de greve da capital deliberou por participar de uma audiência pública sobre os planos de carreira da categoria. A audiência está marcada para esta quarta-feira (02), às 14h, na Câmara Municipal de Natal.

EDUCADORES DE NATAL REJEITARAM O PARCELAMENTO PARA 2019 DO RETROATIVO DO PISO 2018; PROPOSTA É CONSIDERADA INACEITÁVEL

Os educadores de Natal rejeitaram a proposta do Prefeito Alvaro Dias de parcelar em 12 vezes, em 2019, o retroativo do Piso 2018 e decidiram manter a greve. A deliberação foi feita em assembleia na última segunda-feira, dia 30 de abril. A proposta do Executivo municipal, apresentada em audiência com o SINTE no dia 27 de abril, ainda sugere pagar a correção de 6,81% do Piso em junho deste ano. A proposta é considerada pela categoria como “inaceitável”.

Na semana passada o SINTE fez uma proposta ao Prefeito, por meio de ofício, acerca do pagamento do Piso. No documento, o Sindicato pediu que a correção fosse paga de forma integral no mês maio, para ativos e aposentados. O retroativo relativo aos meses de janeiro a abril, segundo a defesa do Sindicato, deveria ser implementado em junho, julho, agosto e setembro.

AUDIÊNCIA DE CONCILIAÇÃO ENTRE O SINTE/RN E O MUNICÍPIO NÃO TROUXE RESULTADOS

A audiência entre o SINTE/RN e o município de Natal, que aconteceu na última segunda (30), não trouxe avanço para as negociações. Isso porque a Secretária de Educação Justina Iva, representando o município, não apresentou uma nova proposta para pagar o Piso, principal item da greve dos educadores da capital. A única mudança na proposta é pagar o retroativo dos aposentados, relativo ao Piso de 2017, em 4 parcelas, de setembro a dezembro deste ano. Ou seja, a Prefeitura ainda propõe pagar o Piso 2018 em junho e o retroativo em 12 vezes, em 2019.

Na ocasião, o SINTE, acompanhado pela sua assessoria jurídica, externou ao Desembargador mediador da audiência que tinha feito uma contraproposta na semana passada, mas que essa foi desconsiderada pelo município.

A audiência tratou de 5 pontos: Correção do Piso Salarial 2018, pagamento do retroativo do Piso 2017 dos aposentados, pagamento de direitos funcionais, retomar a discussão acerca dos planos de carreira e o retroativo do Piso 2018.

O SINTE sugeriu ao Desembargador que fosse marcada uma nova audiência de conciliação para esta quarta (02/05). Entretanto, o Desembargador não acatou a proposta.

ASSEMBLEIA DA CATEGORIA ACONTECE NESTA SEXTA-FEIRA (04)

Uma nova assembleia da categoria está marcada para esta sexta-feira (04/05). A assembleia comerçará às 8h30, na ASSEN.

Educadores de Natal ocupam SME em busca de audiência com Secretária

2 May 2018

Créditos: Lenilton Lima

AUDIÊNCIA DE CONCILIAÇÃO ENTRE O SINTE/RN E O MUNICÍPIO NÃO TROUXE RESULTADOS