Educadores de Natal vão deliberar sobre indicativo de greve em Assembleia no dia 12

9 Mar 2020

Os educadores de Natal são convocados pelo SINTE/RN para Assembleia da categoria que terá como pauta central o indicativo de greve. A atividade ocorre no próximo dia 12 (quinta-feira), às 14h30, no Auditório do Sindicato e é motivada, uma vez que a Prefeitura do Natal não apresentou, até o momento, qualquer proposta oficial de implantação do reajuste do Piso Salarial 2020.

Piso Salarial – Em 2020, o reajuste do Piso do Magistério é de 12,84% e a Prefeitura do Natal deveria ter implantado a correção desde o mês de janeiro. Contudo, além de não ofertar até agora uma posição sobre o Piso, a Prefeitura ainda acumula um débito com os/as aposentados/as, visto que deve o retroativo dos meses de janeiro e fevereiro do Piso de 2017 e, apesar da vigência de acordo para o pagamento em 12 parcelas do retroativo dos meses de janeiro a maio de 2018, no último dia 15, quando a parcela de nº 1 foi quitada, apenas os educadores da ativa foram contemplados.

Sobre a proposta extraoficial do Municipio para aplicação do reajuste do Piso 2020, essa proposta não contempla a correção de 12,84%, não menciona reajuste para aposentados/as e aponta a implantação do Piso em duas parcelas, sendo a primeira paga no mês de abril com efeito retroativo para ativos e correção de 6,22%. Sobre a data de pagamento da segunda parcela e percentual de correção, esses seriam discutidos apenas em junho, em uma nova rodada de negociações.

Educadores na luta – Desde o início do ano o SINTE/RN tem buscado o diálogo com a Gestão Municipal em prol da garantia dos direitos dos educadores. Com esse objetivo, o Sindicato tem também coordenado mobilizações de professores na capital, como as atividades no dia 13 de fevereiro quando, apesar da forte chuva, a categoria ocupou a frente da Prefeitura; e no dia 18/02, quando foi realizado um apitaço na calçada da Secretaria Municipal de Educação (SME).

9 Mar 2020