Em reunião, profissionais da EJA definem medidas de ação contra o fim do segmento

17 May 2016

Créditos: Lenilton Lima

Dando sequência ao calendário de lutas do mês de maio que está sendo encampado pelo SINTE/RN, os/as profissionais da EJA (Educação de Jovens e Adultos) de Natal se reuniram para debater a iminente extinção do segmento.

A reunião aconteceu na noite da segunda-feira (16/05), onde os/as educadores/as definiram por realizar no dia 1 de junho, das 19h às 21h, uma vigília em frente à Prefeitura da capital.

A ideia é que os profissionais participem do ato trajando camisa e/ou blusa preta e calça branca. Na ocasião, será realizada uma aula sobre o tema “O fim da EJA e as proposições do Plano Municipal de Educação (PME)”.

O SINTE vai disponibilizar alguns ônibus para transportar os/as alunos/as até a manifestação e as escolas devem repassar com antecedência todas estas informações a comunidade escolar. Os professores devem se encarregar de fazer as inscrições dos alunos que desejam participar da atividade e vão necessitar dos ônibus.

Os profissionais também definiram outras medidas a serem tomadas pelo SINTE. São elas:

– O Sindicato deverá se reunir mensalmente com os profissionais da EJA, bem como solicitar uma audiência pública à Câmara Municipal para debater a Educação de Jovens e Adultos.

– A direção do SINTE deve ingressar com uma ação judicial cobrando o pagamento do terço de hora atividade para os/as profissionais do turno noturno.

– O Sindicato deve promover uma campanha de valorização da EJA, veiculando informações em todos os veículos de comunicação do SINTE, bem como ouvindo os relatos dos alunos do segmento.

– Enviar um ofício à Secretaria de Educação informando as decisões tomadas pela categoria durante a reunião.

17 May 2016

Créditos: Lenilton Lima