Fórum

Governo tem proposta de Reforma da Previdência rejeitada pelo Fórum dos Servidores

4 Dec 2019

O Fórum dos Servidores esteve reunido com representantes do Governo do RN em 02 de dezembro, ocasião em que o Executivo apresentou a proposta de Reforma da Previdência no âmbito do serviço público. A proposição não agradou aos representantes do movimento sindical e foi rejeitada pelo Fórum. Com isso, uma contraproposta de Reforma está sendo elaborada pelos sindicatos e deverá ser apresentada e discutida em nova audiência com o Governo, em data por definir.

O SINTE, entidade que integra o Fórum dos Servidores, participou da reunião e se manteve contrário à proposta de Reforma da Previdência, especialmente no que diz respeito a taxação de 11% dos salários dos inativos (aposentados e pensionistas). De acordo com a coordenadora geral do Sindicato, professora Fátima Cardoso, a proposta não é justa com os trabalhadores e o governo deve repensar a taxação aos aposentados/as, bem como o aumento do percentual da alíquota de contribuição previdenciária.

Ainda de acordo com a sindicalista, a apresentação da proposta de reforma da Previdência no Serviço Público era necessária, uma vez que a partir de março de 2020, os Estados e Municípios que não tiverem seus projetos de reforma aprovados passarão a ter seu regime de previdência regido pelas normas do Governo Federal, as quais incluem alíquota previdenciária de 14% para ativos e inativos.

Proposta apresentada pelo Governo e rejeitada pelo SINTE e Fórum dos Servidores

Além da taxação dos inativos em 11%, haveria aumento da alíquota previdenciária para quem recebem acima de R$5,8 mil. Desse modo, quem recebe de R$5.839,46 a R$10.000,00 passaria a descontar para a previdência a alíquota de 14%, quem tem um salário entre R$10.000,01 a R$20.000,00 passaria a pagar 16% e quem tem ganhos acima de R$ 20.000,01 seria taxado em 18%.

Fórum

4 Dec 2019