DENÚNCIA

Internautas usam fanpage do SINTE/RN para denunciar falta de professores nas escolas públicas

8 May 2015

Atendendo a uma solicitação do SINTE/RN nas redes sociais, cerca de 50 pessoas relataram a falta de professores em mais de 30 escolas do RN. Matemática e educação física foram as disciplinas apontadas com o maior déficit de profissionais. Foi apontada a falta de 15 professores polivalentes.

Alguns internautas fizeram mais do que apenas informar a falta de professores. Neta Oliveira fez um apelo em favor do Centro Estadual de Educação Profissional: “O CENEP está pedindo socorro!”. Segundo ela, as turmas de 4º ano estão sem professores técnicos, obrigando os alunos a se deslocar gastando dinheiro com passagem para ter uma aula e as vezes no último horário. São apenas quatro professores, para 12 disciplinas. “Esses alunos terão apenas o diploma de técnicos pois aulas faz tempo que lá não têm”, denuncia.

A mãe de aluno, Polyanne Barros comentou: “Na escola do meu filho E.E. Aldo Fernandes de Melo está faltando professor de Artes, História, Ciências, Inglês e Educação Física, sendo esses dois últimos desde o ano passado. É um absurdo, já estamos em maio e nada.”

A professora Elisângela Andrade, da Escola Estadual Dr. Otaviano, de São Gonçalo, resumiu o quadro do turno noturno: “A escola à noite funciona só com quatro professores!”.

Já o professor de matemática, Wellyson Leite, mora em Felipe Guerra, onde falta professor justamente na sua área de formação. Ele reclama que há mais de cem dias tenta uma transferência para sua cidade sem sucessso.

A Coordenadora Geral do SINTE/RN, Fátima Cardoso, agradeceu em nome do Sindicato a colaboração dos seguidores da página. Ela disse que as informações servirão também para reforçar os argumentos do Sindicato junto à Secretaria de Educação. “O déficit de professores na rede pública é pauta fixa em todas as audiências realizadas com o Secretário de Estadual Educação. O SINTE segue firme na luta, cobrando a convocação dos aprovados no concurso de 2011 e a abertura de novos processos seletivos”, afirma.

As informações foram colhidas entre 11h52  da quinta-feira (7) e às 14h28 desta sexta-feira (8).

Veja abaixo os números da falta de professores feitas nessa rápida sondagem:

Matemática 19
Educação física 16
Professor Polivalente 15
Artes 14
História 13
Inglês 11
Espanhol 9
Ciências 7
Geografia 7
Religião 6
Português 5