GREVE NACIONAL

Mais de 70 mil pessoas protestam em Natal contra os cortes na educação e a Reforma da Previdência

16 May 2019

Créditos: Lenilton Lima

Mais de 70 mil pessoas, de acordo com a estimativa apresentada pelos organizadores, participaram do ato em Natal da Greve Nacional da Educação nesta quarta-feira (15). O dia de luta foi convocado pela CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) contra os cortes na educação superior e básica e a Reforma da Previdência proposta pelo governo Bolsonaro. Em todas as capitais brasileiras foram registrados atos ao longo da manhã e tarde.

Em Natal, a atividade contou com a participação massiva de trabalhadores em educação das redes estadual, municipal de Natal e de cidades do interior do Estado. Várias caravanas trazidas pelas regionais e núcleos do SINTE/RN participaram. A direção estadual do Sindicato também esteve presente a mais este capítulo da jornada de luta contra a retirada de direitos da classe trabalhadora. A exemplo de outras ocasiões, a bandeira gigante do SINTE se destacou em meio a multidão ao longo do protesto.

Na ocasião, estudantes e professores da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e do IFRN (Instituto Federal do Rio Grande do Norte), duas instituições que já sentem os cortes de investimentos anunciados em abril pelo MEC (Ministério da Educação), também marcaram presença. Para além da educação, estiveram presentes profissionais de diversas áreas.

Além da CNTE, o dia de luta foi encampado por centrais sindicais, sindicatos, frentes, movimentos e mandatos progressistas. Uma greve geral dos trabalhadores já está marcada para 14 de junho.

INTERIOR DO RN TAMBÉM FOI ÀS RUAS

O interior do RN também foi às ruas neste dia de Greve Nacional da Educação. Atividades foram registradas em inúmeras cidades, entre elas Mossoró, Caicó, Nísia Floresta, Ceará-Mirim e Fernando Pedroza.

GREVE NACIONAL

16 May 2019