Na véspera de assembleia, Chefe do Gabinete do Prefeito de Natal recebe o SINTE/RN

15 Apr 2019

A direção do SINTE/RN foi recebida na tarde desta segunda-feira (15) pelo Chefe do Gabinete do Prefeito de Natal Álvaro Dias. O encontro, que não trouxe qualquer novidade nas negociações entre Sindicato e município sobre a pauta dos educadores, aconteceu na véspera de mais uma assembleia da Rede.

A diretora de administração e finanças do SINTE/RN, professora Vera Messias, conta que o diálogo só ocorreu porque há semanas o Sindicato vem tentando conversar com o município. Na quinta (11) passada o Sindicato esteve no segundo gabinete do Prefeito, localizado no bairro de Candelária. Na ocasião, a assessoria do Prefeito informou que ele estava fora da capital e que possivelmente não daria expediente.

Nesta segunda (15) a direção do Sindicato foi chamada de última hora para dialogar com o chefe do gabinete do Prefeito, Paulo César. Na conversa, o SINTE apresentou a pauta de reivindicações da categoria e lembrou que enviou ofício para o Prefeito no dia 13 de março, mas que até o presente momento não teve retorno. Apesar da audiência, não houve nenhum avanço nas negociações. De resultado apenas o agendamento de uma nova audiência entre a direção do SINTE e o Chefe do Gabinete, marcado para 30 de abril: “Discutimos a pauta, mas o Chefe do Gabinete alegou a crise financeira e disse que o município está passando por dificuldades. Ele agendou uma nova audiência e disse que até lá vai dialogar com a Chefe do setor financeiro da educação, o Chefe de recursos humanos e a Secretária de Administração dos Recursos Humanos”, explica Vera Messias.

A sindicalista conta que a direção do SINTE deixou claro que os educadores de Natal estão insatisfeitos com a paralisia nas negociações e a atual situação da rede municipal, lembrando que amanhã tem assembleia da categoria para dialogar sobre quais rumos tomar.

PAUTA DOS EDUCADORES ACUMULA QUASE 40 PONTOS; ASSEMBLEIA DA CATEGORIA ACONTECE NESTA TERÇA (16)

Atualmente, a categoria tem quase 40 pontos acumulados em sua pauta, que vão desde questões como estrutura e autonomia das unidades de ensino, condições de trabalho, direitos funcionais, formação dos educadores e plano de carreira. O pagamento de 10% da reposição salarial, negociada ainda em 2013, é o ponto de destaque da pauta.

Tudo isso será discutido nesta terça-feira (16) em mais uma assembleia. O encontro acontece às 14h30, na sede estadual do SINTE/RN. O objetivo é debater os encaminhamentos de luta da categoria diante da falta de respostas da Prefeitura a pauta do segmento.

15 Apr 2019