Prefeito diz que não vai pagar reposição de 5,01% dos educadores de Natal

21 Nov 2015

A direção do SINTE/RN se reuniu com o prefeito Carlos Eduardo e a Secretária de Educação Justina Iva, para discutir os pontos da pauta de reivindicações dos educadores de Natal. A audiência ocorreu na manhã desta sexta-feira (20). Veja abaixo os temas debatidos:

1 – 5,01% de reposição salarial

Alegando dificuldades, o prefeito disse que a prefeitura não tem condições de pagar. Ele acrescentou que vai tentar manter o percentual de 4,79% para abril de 2016 e que voltará a discutir esta reposição no próximo ano.

2 – Quinquênios já publicados e novas publicações

A prefeitura informou que vai pagar agora em novembro os quinquênios publicados nos meses de setembro e outubro. Quanto as novas publicações, foi assegurado que o Executivo vai continuar pagando, uma vez que na negociação anterior foi firmado o compromisso de pagar os quinquênios aos que aderiram até 2014.

3 – Mudança de Padrão e Promoção Vertical

Segundo Justina Iva, este pagamento sairá na folha de novembro.

4 – Pagamento dos 60% relativos ao 13º antes da folha de dezembro

Prefeitura e Secretaria disseram que estão trabalhando nesta questão, contudo, não prometeram efetuar tal pagamento.

5 – Pagamento do mês de dezembro

Segundo a coordenadora geral do SINTE/RN, professora Fátima Cardoso, há uma “incógnita, uma vez que o Prefeito disse que no momento não poderia dizer, tendo em vista os 60% relativos ao décimo terceiro”.

6 –  Pagamento do 1/3 de férias para a educação

A Secretária garantiu que será pago em dezembro. Indagada sobre o salário, Justina Iva disse está discutindo com o grupo econômico para garantir o pagamento.

7 – Avaliação de desempenho da Educação Infantil

Segundo Justina, a avaliação está em fase de conclusão. Se não houver alterações no Plano de Carreira da categoria, o pagamento sairá em janeiro de 2016.

8 –  Avaliação de desempenho dos profissionais da lei 058/2004

Será iniciada em dezembro. Após a conclusão, as avaliações vão ser publicadas e os profissionais irão receber seus respectivos pagamentos.

9 –  Correção salarial

A SME garantiu que pagará em janeiro, pois esta correção já está prevista no orçamento de 2016.

10 – Educadores Infantis que ingressaram no último concurso e que estão recebendo uma remuneração como nível médio

Fátima Cardoso disse que as negociações avançaram: “O prefeito sinalizou uma possibilidade e ficou do SINTE provocar a PGM (Procuradoria Geral do Município) para apresentar um parecer. O positivo neste ponto foi a recomendação do prefeito a Secretária para analisar com atenção esta questão”.

11 – Carreiras

A Secretária Justina Iva se comprometeu de enviar um documento antes do dia 27 deste mês, ocasião em que vai ocorrer uma assembleia com os profissionais da educação de Natal, em que se posiciona acerca das propostas apresentadas pelo Sindicato sobre esse assunto.

Prefeito diz que não vai pagar reposição de 5,01% dos educadores de Natal

21 Nov 2015

1 – 5,01% de reposição salarial

2 – Quinquênios já publicados e novas publicações

3 – Mudança de Padrão e Promoção Vertical

Segundo Justina Iva, este pagamento sairá na folha de novembro.

4 – Pagamento dos 60% relativos ao 13º antes da folha de dezembro

5 – Pagamento do mês de dezembro