FORMAÇÃO

Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero está com inscrições abertas

25 Jul 2014

Estão abertas, até 28 de novembro, as inscrições para o 10º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, edição 2014, concurso de redações, artigos científicos e projetos pedagógicos na área de relações de gênero, mulheres e feminismo. São cinco categorias de participação: redação, para estudantes do ensino médio, e artigo científico voltado a estudantes de graduação, de mestrado e de doutorado, graduada e graduado e mestra e mestre. O concurso premia a Escola Promotora da Igualdade de Gênero, para valorizar projetos e ações pedagógicas desenvolvidos em escolas de nível médio.

A seleção é feita em duas etapas. A primeira é por unidade da federação, em que é escolhida a melhor redação dos 26 estados e do Distrito Federal. Na sequência desta fase, são escolhidas as três melhores redações entre as selecionadas na etapa anterior. O Prêmio tem como objetivos estimular e fortalecer a reflexão crítica e a pesquisa acerca das desigualdades existentes entre homens e mulheres em nosso país, contemplando suas interseções com as abordagens de classe social, geração, raça, etnia e sexualidade no campo dos estudos das relações de gênero, mulheres e feminismos; e sensibilizar a sociedade para tais questões.

Para a coordenadora de Relações de Gênero Inês Almeida, a participação dos professores é muito importante tanto para a divulgação das ações desenvolvidas quanto para a contribuição com projetos que podem transformar outras realidades. “Precisamos dá visibilidade a tantas práticas revolucionárias que estão sendo desenvolvidas em nossas escolas”, destacou.

O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero foi instituído em 2005 pela Secretaria de Política das Mulheres (SPM-PR), no âmbito do Programa Mulher e Ciência, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI); a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECADI/MEC); a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e a ONU Mulheres.

Mais informações: www.igualdadedegenero.cnpq.br

FORMAÇÃO