Justina Iva institui a “abertura relâmpago” e trava fala do SINTE na Jornada Pedagógica

24 Feb 2015

Imagine a cena: forma-se a mesa para um evento. A autoridade toma a palavra e diz “Está aberto o evento” e imediatamente desfaz a mesa. Esse formato inusitado tem sido adotado pela professora Justina Iva nos últimos dois anos, para a abertura da jornada pedagógica do município de Natal. O SINTE/RN tem sérios motivos para acreditar que a “abertura relâmpago” foi a forma encontrada pela Secretária para impedir o fala do Sindicato no evento. Não funcionou, o SINTE/RN “falou” de outra forma, através de uma nota distribuída aos participantes. Veja abaixo, o conteúdo da nota.

Bem-vindo à luta 2015

Companheiros

Mais do que lhe dar as boas-vindas e desejar sucesso neste ano letivo que se inicia, o SINTE/RN, lhe traz informações de fundamental importância para o resgate de direitos que tem sido negados à categoria.

A administração Carlos Eduardo vem acumulando dívidas de direitos funcionais da categoria, que têm sido sistematicamente negados. A prefeitura tem causado um prejuízo nos bolsos dos educadores que varia de 10% a 30% ao mês. Os direitos mais pisoteados são: quinquênios, mudança de padrão , mudança de nível e promoção de letras, além dos retroativos devido a categoria.

O 1/3 de hora atividade é uma forma de valorização profissional. No entanto a gestão Carlos Eduardo nega a lei 11.738/2008, nega o plano de carreira que trata de cargo único e, para completar, nega funções existentes na rede de ensino, quando não reconhece o direito ao terço de hora atividade aos Coordenadores Pedagógicos, readaptados em outras funções.

Um capítulo especial é a educação infantil e seus profissionais. Não daremos trégua enquanto este segmento da categoria não tiver tratamento igualitário. É vergonhoso o que acontece com as relações de trabalho na Prefeitura Municipal de Natal. É preciso denunciar a forma como os CMEIS foram fechados, o intervalo para os Educadores Infantis que não é institucionalizado e o instituto da hora aula de 60 min, para impedir que os/as companheiros/as tenham, dentro do turno, a sua hora atividade.

Recentes informações na imprensa local, atestam que 10% dos professores, estão doentes. Este é apenas mais um dos sinais inequívocos do resultado de uma política de desrespeito ao profissional, principalmente porque muitas dessas doenças têm origem nas condições insalubres de trabalho, tanto do ponto de vista físico quanto psicológico.

As mazelas na administração municipal da educação não param de surgir. Neste último ano, houve um recorde no recebimento de queixas por Assédio Moral. O SINTE repudia este tipo de atitude e reafirma que esta pauta será prioritária na luta. Vamos lutar politicamente contra esses abusos e se necessário buscar na Justiça a proteção da imagem profissional e o respeito pelos que fazem a educação municipal de Natal.

Este Sindicato tem o direcionamento de esgotar todas as formas de negociação e tem a determinação de fazer a luta de acordo com os cenários. Quando o diálogo se fecha, abrimos as portas da luta firme e decidida.

É assim, jogando a luz da verdade sobre a realidade da educação, que o SINTE saúda a todos e todas, reafirmando a luta como o único caminho para as conquistas, Que venham os desafios, que venha as lutas, nós as enfrentaremos e venceremos porque é assim que temos celebrado as conquistas nestes anos de lutas e lições.

24 Feb 2015

Bem-vindo à luta 2015