SINTE cancela Ato dos Educadores de Natal que aconteceria em 17/03

17 Mar 2020

O SINTE/RN informa que o Ato Público em frente à Prefeitura do Natal agendado para a tarde desta terça-feira, 17 de março, está cancelado. O cancelamento é uma medida de segurança; uma medida preventiva adotada pelo Sindicato com o objetivo de evitar a aglomeração de pessoas, uma vez que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou pandemia global do COVID-19 e há registro crescente de casos de contaminação pelo coronavírus em território nacional.

O Ato em frente à sede do Executivo Municipal havia sido deliberado pelos educadores durante a última Assembleia da categoria, com a mobilização acontecendo simultaneamente à audiência entre o SINTE, o Prefeito de Natal e a Secretária de Educação.

A audiência entre dirigentes do Sindicato e Prefeitura está mantida, tem previsão para iniciar às 14h30 e traz como principal ponto de pauta a aplicação do reajuste do Piso Salarial.

Implantação de Reajuste do Piso Salarial

Até o momento, o município do Natal não apresentou ao Sindicato proposta formal para quitar a correção de 12,84%. No início de março, a Secretária de Educação, Cristina Diniz, verbalizou a ideia de pagar a correção em duas parcelas, da seguinte forma: a primeira em abril, com efeito retroativo para ativos e correção de 6,22%; e a segunda parcela a ser discutida em junho. Ou seja, sem previsão de pagamento. Além disso, não foi mencionado reajuste para educadores aposentados.

Sem oferecer uma posição oficial sobre o Piso, a Prefeitura ainda acumula débitos com os aposentados. Deve o retroativo do Piso de 2017 (janeiro e fevereiro) e o de 2018 (janeiro a maio). Ademais, também deve direitos funcionais a ativos e não oferece condições dignas de trabalho, visto que há escolas sucateadas e sem estrutura.

SINTE cancela Ato dos Educadores de Natal que aconteceria em 17/03

17 Mar 2020