SINTE questiona atraso no pagamento dos salários dos(as) educadores(as) de Natal

6 Jul 2016

Nesta quarta-feira (06) a direção do SINTE/RN foi buscar informações sobre o porquê do atraso no pagamento dos(as) salários dos(as) educadores(as) de Natal.

De acordo com a coordenadora geral em exercício do SINTE/RN, professora Simonete Almeida, os funcionários da Secretaria de Planejamento do município não deram detalhes sobre o porquê do atraso. Mas informaram que os servidores ativos e aposentados que recebem até 3 mil reais (líquido) deverão ter seus salários depositados nesta quinta-feira (07/07).

Simonete também foi informada que somente nesta quinta-feira (07) é que será divulgada a data do pagamento dos que ganham acima de 3 mil reais. A expectativa, segundo a Secretaria de Planejamento, é que os salários sejam depositados na sexta-feira (08).

A diretora de assuntos jurídicos do SINTE/RN, professora Vera Messias, criticou o atraso no pagamento. Ela lembra que a lei determina que os salários devem ser pagos até o último dia útil de cada mês: “Desde janeiro o prefeito vem pagando fora do mês. Mas a categoria não pode ser penalizada. Todos têm compromisso, contas para pagar”.

Vera conta que o Sindicato está contabilizando os dias de atraso para mover uma ação contra o município.

O atraso no pagamento será discutido com o conjunto da categoria na assembleia marcada para o dia 12 de julho. A reunião acontece a partir das 8h, na ASSEN.

Além dos salários, também será pautado o 1/3 de hora atividade, décimo terceiro, as demandas reprimidas e a conjuntura educacional.

6 Jul 2016