SINTE questiona prefeitura de Natal sobre erro no pagamento da antecipação dos 25% do décimo

28 Jun 2016

A direção do SINTE/RN foi até a prefeitura do Natal na tarde desta terça-feira (28) saber por que os servidores receberam apenas 20% da antecipação do décimo terceiro.

A diretora de assuntos jurídicos do SINTE/RN, professora Vera Messias, explica que após visitar vários órgãos da prefeitura conseguiu falar com a secretária de administração do município. De acordo com a sindicalista, a Secretária informou que houve um erro no cálculo. Isso porque a prefeitura calculou o pagamento do 13° em cima do salário líquido ao invés de fazer sobre o bruto.

Vera Messias afirma ter estranhado o erro, uma vez que “eles (profissionais que trabalham com a folha de pagamento) têm ciência de que o pagamento tem que ser calculado em cima do salário bruto”.

A diretora ainda questionou quando que serão pagos os 5% restantes dos 25% prometidos pela prefeitura. Porém, a secretária de administração alegou que a prefeitura não tem dinheiro para saldar a dívida. “O estranho é que a prefeitura prometeu pagar 25% da antecipação, mas pagou apenas 20% e agora alega não ter verba para pagar os 5% que restaram”, afirmou Vera.

Diante disso, como a lei não obriga o executivo a pagar a antecipação do décimo no meio do ano, o SINTE está juridicamente de mãos atadas. Contudo, Vera afirma que o Sindicato continuará pressionando a prefeitura politicamente.

28 Jun 2016