SINTE/RN convoca educadores de Natal para ato durante audiência com Prefeito e Secretária

13 Mar 2020

A direção do SINTE/RN está convocando os educadores de Natal para um ato que acontecerá durante audiência prevista entre o Sindicato, o Prefeito e a Secretária de Educação. A atividade está marcada para terça-feira (17), a partir das 14h30, em frente à Prefeitura.

O ato foi deliberado pela categoria em assembleia nessa quinta-feira (12). Na ocasião, os profissionais aprovaram indicativo de greve devido a falta de proposta do município para quitar o Piso Salarial deste ano. Uma nova assembleia já está agendada para quarta-feira, 18 de março, às 8h30, na sede estadual do SINTE. Neste novo encontro a categoria poderá deflagrar o movimento grevista caso a situação se mantenha.

Até o momento o município não apresentou ao Sindicato proposta formal para quitar a correção. No início de março a Secretária de Educação, Cristina Diniz, apenas verbalizou a ideia de pagar em duas parcelas, da seguinte forma: a primeira em abril com efeito retroativo para ativos e correção de 6,22%. A segunda parcela seria discutida em junho. Ou seja, sem previsão de pagamento. Além disso, não mencionou reajuste para os educadores aposentados. Essa proposta extraoficial já foi rechaçada em duas assembleias.

Além de não oferecer até agora uma posição oficial sobre o Piso, a Prefeitura ainda acumula um débito com os aposentados. Deve o retroativo do Piso de 2017 (janeiro e fevereiro) e o de 2018 (janeiro a maio). Também deve direitos funcionais a ativos e não oferece condições dignas de trabalho. Escolas estão sucateadas e sem estrutura.

13 Mar 2020