Em dia de Parada, SINTE/RN promove assembleia em frente à Prefeitura de Natal

2 Apr 2019

Créditos: Lenilton Lima

Desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (02) o SINTE/RN está promovendo uma assembleia pública em frente à Prefeitura de Natal. A atividade faz parte do dia de Parada da Rede Municipal de Natal em protesto contra o descaso do município para com a pauta da categoria.

A assembleia, que reúne professores e educadores infantis, deve prosseguir até às 17h e até lá a coordenação do SINTE/RN espera que seja agendada audiência com o chefe do executivo municipal, Álvaro Dias.

Na parte da manhã foi formada uma comissão com o propósito de apresentar as demandas da categoria ao Prefeito. Todavia, o SINTE foi informado de que o gestor municipal não se encontrava no prédio. Com isso, já no final da manhã, após contato com o assessor de relações institucionais da Prefeitura, ficou acordado que este contataria o chefe do gabinete para agendamento de audiência.

A categoria tem atualmente quase 40 pontos acumulados em sua pauta, que vão desde questões como estrutura e autonomia das unidades de ensino, condições de trabalho, direitos funcionais, formação dos educadores e plano de carreira. O pagamento de 10% da reposição salarial, negociada ainda em 2013, é o ponto de destaque da pauta.

Retrospectiva

A Parada da Rede Municipal de Natal foi decidida no dia 27 de março, ocasião em que a categoria esteve reunida no Clube América em assembleia e votou pela realização de atividades como forma de chamar a atenção da sociedade para os problemas da educação pública de Natal e estabelecer um diálogo com o chefe do Executivo.

Também no dia 27, no período da tarde, a coordenação do SINTE se reuniu com o secretário interino da educação de Natal, Carlos Castim. Durante a audiência, o secretário se esquivou e não respondeu a pauta levada pelo Sindicato.

O titular da pasta disse aos dirigentes do Sindicato que sua prioridade é fazer funcionar as unidades de ensino e que a responsabilidade por negociar e dar respostas às reivindicações dos educadores da capital é do secretário definitivo, que até o momento não foi definido pelo Prefeito Álvaro Dias.

Em dia de Parada, SINTE/RN promove assembleia em frente à Prefeitura de Natal

2 Apr 2019