SINTE/RN realiza Jornada Pedagógica para educadores/as de Natal e debate temas contemporâneos

13 Mar 2019

O SINTE/RN realizou a Jornada Pedagógica voltada para profissionais da Rede Municipal de Natal nesta quarta-feira, 13 de março. A atividade ocorreu no auditório estadual do Sindicato e reuniu professores e profissionais da educação que dialogaram sobre as temas atuais do país e seus impactos no campo social e na categoria.

O professor Roberto Leão, ex-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), fez a primeira palestra da Jornada. Na oportunidade, falou sobre conjunturas política e econômica na América como um todo e também no Brasil, chamando atenção para as características da reforma trabalhista em voga e para a proposta de reforma da previdência que se encontra na Câmara dos Deputados e que deve ter consequências drásticas, se aprovada.

A segunda e última fala da manhã foi de Sylvia Dutra, advogada que integra a assessoria jurídica da Rede Municipal de Natal do SINTE. Sylvia esclareceu sobre pontos da Reforma da Previdência, enfatizando questões mais sensíveis aos trabalhadores/as da educação e chamando atenção para o fato de que a matéria, hoje tratada integralmente pela Constituição, passará a ser disciplinada por lei complementar, o que facilita alterações. Em sua palestra, pontuou aspectos como o tempo de contribuição, os problemas da mudança de um sistema contributivo solidário para um sistema de capitalização, o papel social do Estado e a propaganda política em torno da temática.

Ao término das palestras da manhã, o público presente foi chamado a fazer perguntas e participou ativamente do debate.

Após intervalo, as atividades da Jornada foram retomadas no período da tarde. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb Permanente) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estiveram entre os temas abordados nessa rodada.

José Teixeira, coordenador geral do SINTE/RN, chamou atenção para a necessidade de atividades como essa diante do momento crítico por que passa o país, quando há possibilidade real de aprovação da Reforma da Previdência.

Fátima Cardoso, coordenadora geral do SINTE/RN, afirmou que a Jornada Pedagógica é um espaço de resistência e de luta da categoria. É também, ao lado de outros eventos promovidos pelo Sindicato, um momento de formação dos/as trabalhadores/as que deverá se repetir ao longo do ano de 2019.

13 Mar 2019