APOSENTADOS

SINTE solicita audiência com presidentes do TCE e IPERN para tratar dos processos de aposentadorias

12 Jul 2018

O SINTE/RN enviou um ofício ao TCE (Tribunal de Contas do Estado) solicitado uma audiência com o presidente do Tribunal e pedindo a presença do Presidente do IPERN, para tratar dos processos de aposentadorias dos trabalhadores em educação. O ofício foi enviado nesta quinta-feira (12).

O pedido do Sindicato tem como objetivo discutir a burocracia que vem sendo imposta aos trabalhadores em educação na hora de se aposentar do funcionalismo estadual. Atualmente tem sido solicitadas aos servidores as cópias de certidão de nascimento, de casamento (para quem é casado) e um nada consta que mostre que o servidor não responde a nenhum processo administrativo.

Na avaliação do SINTE/RN, esses documentos dificultam ainda mais os processos de aposentadorias.  “Isso burocratiza o processo, dificulta o andamento. São documentos que levam um tempo para se conseguir e têm um custo. Além do mais, muitos trabalhadores vêm do interior, moram longe e precisam se deslocar até Natal. Isso gera dificuldades”, afirma a diretora de administração e finanças do SINTE/RN, professora Vera Messias.

A sindicalista relata que recentemente diversos processos de aposentadoria voltaram para os gabinetes da Secretaria Estadual de Educação devido a falta de certidão de nascimento, de casamento e/ou de nada consta. Segundo Vera, a SEEC, quando questionada sobre, alega que a exigência desses documentos atende a uma portaria do IPERN pautada em uma outra do TCE.

Vera conta ainda que a burocracia é tanta que há processos de aposentadorias que estão parados há mais de 3 anos: “E está piorando devido a essas novas exigências. Por isso, estamos lutando para facilitar a aposentadoria daqueles que tanto contribuíram para a educação e o funcionalismo do Rio Grande do Norte”, afirmou a sindicalista.

APOSENTADOS

12 Jul 2018