INCLUSÃO

SINTE/RN cobra cumprimento do decreto que exige intérpretes de Libras nas salas de aula

19 Jun 2015

De acordo com o Decreto Federal nº 5626, de 22 de dezembro de 2005, as escolas públicas têm a obrigação de oferecer intérpretes de libras nas salas de aula para auxiliar os alunos que são deficientes auditivos. Entretanto, o decreto vem sendo descumprido Governo após Governo.

Segundo a Coordenadora Geral do SINTE/RN, professora Fátima Cardoso, a luta do Sindicato em favor da inclusão de professores de libras nas escolas do RN é antiga. “Esta é uma luta de muito anos. Em 2013, nós entregamos um manifesto que tratava deste ponto a então governadora Rosalba. O governo não tomou nenhuma providência. Em 2014, realizamos uma audiência pública na Assembleia Legislativa, onde sugerimos a abertura de um fórum permanente de discussão sobre o tema. No entanto, a nossa proposta foi rejeitada”, conta.

Fátima explica que o Sindicato já expôs a situação e cobrou providências ao atual secretário estadual de educação, Chagas Fernandes. “Este tema faz parte das reivindicações do SINTE. Já pedimos inclusive a abertura de concurso público ou a convocação de profissionais técnicos na área (de libras) a partir de um processo seletivo. O SINTE/RN está lutando e cobrando providências. O governo é que não vem cumprindo o seu papel”, afirma.

Por sua vez, a partir da luta do Sindicato, a Prefeitura de Natal abriu vagas para 20 profissionais de libras no último concurso para professor da rede municipal, realizado este ano. Entretanto, a coordenadora avalia que o número de profissionais recrutados é pequeno diante da demanda.

“A nossa luta já obteve o primeiro êxito na capital. Mas a quantidade de pessoas chamadas ainda é pequena. É importante que o governo e os prefeitos entendam a importância de um professor de libras, uma vez que ele contribui com a inclusão social, a integração e a formação dos estudantes surdos”, afirma.

Fátima disse ainda que o SINTE/RN vai seguir lutando para que o governo recrute os professores de libras para atuar nas escolas de todo o estado.

INCLUSÃO

19 Jun 2015