SINTE/RN defende manutenção do termo "gênero" no Plano de Educação de Natal

12 Nov 2015

Nota pública

1. O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do estado do Rio Grande do Norte (SINTE/RN) vem a público externar repúdio à tentativa de retirada do termo “gênero” do Plano Municipal de Educação.

2. O Sindicato defende que os Planos Municipais garantam a abordagem sobre gênero, raça/etnia por entender que se trata de uma conquista histórica, fruto da luta organizada das mulheres e da luta geral da classe trabalhadora. A retirada deste conceito no Plano Municipal de Educação do município de Natal constitui um retrocesso do qual, obviamente, não compartilhamos.

3. Nacionalmente a luta é pela ampliação da meta 1 do plano que se refere a quantidades de vagas destinadas a crianças de até 3 anos, enfatizando a importância da ampliação do número de vagas para além de 50%, o que beneficiaria não somente as crianças, mas, sobretudo as mulheres que necessitam desse serviço para se reinserirem no mundo do trabalho. O não acesso a essa política inviabiliza a autonomia econômica das mulheres. O SINTE/RN tem total acordo com esta perspectiva, pois ao ampliar o acesso, democratizando vagas, o município cria condições de viabilizar a inserção das mulheres no mundo do trabalho.

4. O SINTE/RN reafirma o compromisso com a luta dos trabalhadores e trabalhadoras em educação do estado do Rio Grande do Norte e permanecerá atento para que não ocorra nenhum retrocesso nos nossos direitos conquistados.

NATAL, 12 DE NOVEMBRO DE 2015

SINTE/RN defende manutenção do termo "gênero" no Plano de Educação de Natal