Campanha Salarial

SINTE/RN não aceita zero de reajuste e quer audiência com Secretaria de Administração

18 May 2015

O SINTE/RN solicitou do Secretário de Educação, Chaga Fernandes, uma intermediação junto à Secretaria de Administração para discutir o reajuste dos funcionários da educação.

Em entrevista concedida no programa Extraclasse TV desta semana, o Coordenador Geral do SINTE/RN, professor José Teixeira, expressa a posição do Sindicato contra a decisão do governo de não conceder reajuste salarial ao funcionalismo público este ano. “Os trabalhadores do estado não podem ser responsabilizados pela má administração dos gestores do RN.”, critica Teixeira.

Para o SINTE/RN, a maior injustiça cai sobre os funcionários da educação já que os professores tiveram um reajuste salarial de 13,01 % neste ano por força da a Lei do Piso Salarial Nacional.

Segundo José Teixeira, os funcionários tiveram perdas de 8,83% e em alguns casos o salário base já é inferior ao salário mínimo. “Desde novembro passado, o governo tem pago uma gratificação que passa um pouco o valor do salário mínimo atual. Mas isso não contempla a necessidade desse segmento da nossa categoria”, explica.

Na entrevista, o coordenador rebate ainda a ideia de que os professores estão em posição confortável por já ter obtido o reajuste este ano. “Conquistamos isso graças a muita pressão já no início do ano, mesmo assim nossa categoria recebe hoje cerca de 40% menos que um profissional do mesmo nível de escolaridade. Ainda estamos muito longe do que seria uma posição confortável”, esclarece.

Campanha Salarial

18 May 2015