COMUNICAÇÃO

Trabalhadores em educação devem se engajar na elaboração dos Planos Municipais de Educação

26 Jan 2015

Até o momento pouco se discutiu acerca dos Planos Municipais de Educação. Os planos têm como objetivo definir metas educacionais para cada município do Rio Grande do Norte e devem ser elaborados pelos trabalhadores em educação, representados pelo Sindicato, sociedade civil e as prefeituras. Os planos devem ser debatidos e construídos em Fóruns Municipais. Porém, de acordo com a Coordenadora Geral do SINTE/RN, Fátima Cardoso, muitos municípios ainda não marcaram nenhuma reunião para discutir o tema.

Além disso, a coordenadora alerta para a urgência de mobilização da categoria, uma vez que até junho deste ano os planos devem ser elaborados e aprovados nas câmaras municipais: “Para que o debate ocorra é necessário que sejam instalados os fóruns municipais o mais rápido possível”, lembra.

Fátima afirma que o SINTE/RN e as regionais e núcleos devem ficar atentos, além disso, denuncia que em muitos municípios gestores estão sendo contratados para elaborar os Planos Municipais de Educação, medida não apoiada pelo SINTE/RN. “Somos contrários a estas contratações. O SINTE/RN e as regionais e núcleos devem ficar atentos as manobras das prefeituras. Além disso, nós temos a obrigação de fazer com que os municípios permitam a participação do SINTE e de outras entidades e da sociedade civil. É um direito nosso. Afinal, o plano é para cada município, não para os prefeitos”, afirma.

COMUNICAÇÃO

26 Jan 2015