SINTE/RN e Procurador dialogam sobre desculpas do Prefeito de Natal para não pagar o Piso

25 Sep 2020

As desculpas apresentadas pelo Prefeito de Natal para não conceder a atualização salarial dos professores vão pautar a conversa entre dirigentes do SINTE/RN e o Procurador Geral do Município. O diálogo está agendado para às 15h da segunda-feira (28), na Procuradoria. Na ocasião, acontecerá um ato político obedecendo aos protocolos de segurança contra a Covid-19.

Na última conversa com o Sindicato, nessa quinta (24 de setembro), Álvaro Dias disse não saber se está legalmente apto a conceder a correção por causa da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a Lei Eleitoral. Afirmou ter uma proposta pronta, mas não quis apresentar. Além de decepcionados, dirigentes do SINTE/RN e professores ficaram em dúvida se de fato esta proposição já existe.

Agora, o Sindicato vai buscar dialogar com o Procurador do município. No entanto, avalia que as alegações do Prefeito são frágeis. A assessoria jurídica da entidade compreende que a Lei do Piso Nacional (11.738/2008) e a Lei Municipal (6.425/2013), anteriores ao período eleitoral de 2020, dão total amparo a reivindicação dos professores.

LUTA PELO PISO DOS PROFESSORES DE NATAL CONTINUA COM NOVAS ATIVIDADES NOS PRÓXIMOS DIAS

A luta pela atualização salarial continua nos próximos dias com novas atividades aprovadas em assembleia virtual. (Saiba os detalhes da assembleia AQUI). Confira abaixo o calendário de atividades:

• 28 de setembro (segunda-feira), 15h – Audiência na Procuradoria Geral do Município e Ato político;
• 29 de setembro (terça-feira), 15h – Assembleia virtual da Rede Municipal do Natal, na plataforma Zoom;
• 30 de setembro (quarta-feira), todo o dia – Mobilização nas mídias sociais e reunião da diretoria do SINTE; e
• 01 de outubro (quinta-feira), 15h – Reunião virtual com professores do 9º ano e da EJA, na plataforma Zoom.

25 Sep 2020