Educadores de Natal esperam que SME cumpra promessa e apresente em 09/06 proposta para o Piso 2020

1 Jun 2021

Os educadores de Natal afirmaram que esperam que a Secretaria Municipal de Educação (SME) cumpra a promessa firmada em audiência com o SINTE/RN de apresentar em 09 de junho uma proposta para atualizar o Piso Salarial 2020. A posição da categoria foi externada em Assembleia virtual realizada na tarde desta terça-feira (1º de junho) sob a condução do Sindicato.

Na ocasião, dirigentes da entidade relataram o resultado da audiência com a secretária Cristina Diniz ocorrida na segunda (31 de maio), momento em que a gestora acordou mostrar ao Sindicato na próxima semana uma proposta para quitar os 12,84% devidos. Os detalhes da conversa entre Sindicato e a pasta podem ser lidos AQUI.

Cientes da promessa, os profissionais esperam que o município apresente uma proposta que contemple ativos, aposentados e pensionistas, considerando o retroativo acumulado nesses 17 meses de cobrança, inciada no final de dezembro de 2019. A luta voltou a ser intensificada no mês passado, uma vez que Cristina Diniz prometeu em março apresentar uma proposta na primeira semana de maio. Não o fez, embora o SINTE tenha cobrado até pessoalmente ao protocolar ofício.

VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS APÓS A VACINAÇÃO

Outro ponto discutido na Assembleia foi a volta às aulas presenciais na Rede Municipal de Natal após a vacinação. Conscientes que apenas a imunização não determina a retomada, os educadores mantêm o posicionamento de exigir o atendimento de outras condicionantes contidas no plano de retomada elaborado pela Secretaria Estadual de Educação a partir do Comitê de Educação, que inclusive conta com a participação do SINTE/RN. Além da vacinação, as outras condicionantes são:

• O índice de transmissibilidade igual ou abaixo de 1,0;
  • O preparo da estrutura física, que deverá passar por adaptações, e adoção de protocolos de biossegurança nas escolas; e
  • A diminuição do índice de ocupação dos leitos de Covid-19 no Rio Grande do Norte.

ENCAMINHAMENTOS

Ao todo, a Assembleia aprovou 9 encaminhamentos. Confira abaixo:

1 – O SINTE/RN deve continuar realizando reuniões virtuais com as escolas e pais de alunos;
2 – Manter a luta em prol do pagamento da Carga Suplementar;
3 – Seguir reivindicando do município a criação de uma plataforma virtual que dê suporte ao trabalho remoto dos educadores, que seguem lecionando nas suas casas;
4 – Continuar lutando para que as escolas sejam adaptadas aos novos tempos de pandemia (que exigem, entre outras coisas, ventilação cruzada. Do contrário, o retorno não será seguro. Assim, a categoria não vai voltar ao trabalho presencial até que a situação seja resolvida);
5 – Participar da segunda edição do Dia “D” da campanha de reconhecimento do trabalho docente remoto promovida pelo SINTE/RN. Será em 04 de junho (sexta-feira). Saiba mais nas redes do Sindicato;
6 – Os educadores de Natal devem acessar o site da CNTE (www.cnte.org.br) para visualizar o resultado da pesquisa sobre privatização e mercantilização da educação básica no Brasil;
7 – A categoria deve participar da Conape Intermunicipal e Estadual. Estará em debate o enfrentamento à política de destruição instituída pelo Governo Bolsonaro;
8 – Fortalecer a Campanha Educacional e Salarial 2021;
9 – O SINTE/RN deve dar prioridade ao debate sobre o PL do Ensino Domiciliar, de número 3262/2019.

1 Jun 2021

VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS APÓS A VACINAÇÃO

• O índice de transmissibilidade igual ou abaixo de 1,0;

ENCAMINHAMENTOS

Ao todo, a Assembleia aprovou 9 encaminhamentos. Confira abaixo:

2 – Manter a luta em prol do pagamento da Carga Suplementar;
8 – Fortalecer a Campanha Educacional e Salarial 2021;