REDE ESTADUAL

Em Assembleia, trabalhadores em Educação debatem início da vacina contra a Covid para a categoria

28 May 2021

O SINTE/RN realizou uma nova Assembleia da Rede Estadual de Educação na manhã dessa sexta-feira, 28 de maio. A atividade reuniu centenas de trabalhadores em Educação que debateram, entre outras questões, a inclusão da categoria no Programa Nacional de Imunização (PNI), as condições para o retorno seguro das aulas presenciais e o Dia Nacional de Mobilização pelo Fora Bolsonaro.

A Assembleia ocorreu em formato remoto, através da plataforma Zoom. Sobre a inclusão dos trabalhadores em Educação no PNI, os dirigentes sindicais lembraram da luta da entidade em prol da imunização em massa e da vacina para a categoria. Na fala da coordenadora geral, professora Fátima Cardoso, foi ressaltado que embora não haja ainda uma data para o início da vacinação dos profissionais da educação, a imunização deve começar já na primeira quinzena de junho.

Sobre o retorno das aulas presenciais, os coordenadores gerais presentes na Assembleia voltaram a frisar que para a retomada segura é preciso que sejam atendidas condições sanitárias e epidemiológicas, a exemplo da vacinação de todos os profissionais da educação; da adoção de protocolos de biossegurança no ambiente escolar; da diminuição do índice de transmissibilidade da doença; e da queda no número de leitos para a Covid-19 ocupados no RN.

Quanto ao Dia Nacional de Mobilização pelo Fora Bolsonaro que ocorre neste sábado, 29 de maio, o Sindicato incentiva que a categoria participe das atividades de forma virtual. Desse modo, sugere que sejam compartilhados fotos e vídeos de manifestações pelo país e que sejam usadas as hashtags #ForaBolsonaro #VacinaJá #29maio e #Educação nas publicações.

O ato do dia 29 de maio é organizado por centrais sindicais e demais entidades de luta dos trabalhadores. Em Natal, haverá uma manifestação a partir das 15h, nas proximidades do IFRN-campus central. A urgência do movimento se deve aos ataques do Governo Bolsonaro aos brasileiros; ataques que vêm gerando mortes, desempregos, crise econômica, queda de investimentos em educação e agressões ao serviço público e aos servidores.

Também na Assembleia, a categoria foi convidada a participar da segunda edição do Dia “D” da Campanha de Reconhecimento do Trabalho Docente Remoto. A segunda edição vai acontecer em 04 de junho (sexta-feira) e na data, trabalhadores e trabalhadoras em educação devem postar nas suas redes sociais fotos e/ou vídeos de suas atividades em casa. Na ocasião, a categoria deve marcar o perfil do SINTE nas mídias sociais (@sinte.rn – Instagram e @SinteRN – Facebook) e usar a hashtag #AulasRemotasSalvam.

REDE ESTADUAL

28 May 2021