Em reunião na Câmara de Natal, SINTE/RN pede que SME e Prefeitura reabram discussão sobre o Piso

13 Oct 2020

O SINTE/RN pediu que a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Prefeitura de Natal reabram a discussão acerca da atualização do Piso Salarial 2020. O pedido foi feito pela professora Fátima Cardoso (Coordenadora Geral do SINTE/RN) na tarde desta terça-feira (13) durante reunião temática na Câmara Municipal.

Se dirigindo ao representante da SME, a sindicalista solicitou que o pleito seja levado ao prefeito Álvaro Dias e a secretária Cristina Diniz, para garantir que o magistério não perca os 12,84% relativos à correção.

A reunião temática, que também contou com a presença do professor Bruno Vital (Coordenador Geral Interino do SINTE/RN), foi proposta pela Frente Parlamentar em Defesa do Servidor e do Serviço Público, presidida pela vereadora Divaneide Basílio. Foi transmitida pela TV Câmara e o canal no Youtube. O procurador geral do município, Fernando Benevides, não compareceu.

Na ocasião, outros encaminhamentos foram tirados. São eles:

• Estudar a folha do FUNDEB, para verificar o que se paga com os recursos;
  • Propor ao MP uma audiência para tratar da atualização do Piso Salarial 2020, do destino que a Prefeitura deu aos recursos do Fundeb ao longo da pandemia e discutir acerca de outras receitas;
  • Incluir, na próxima audiência sobre os dois temas, mais um membro do Conselho do FUNDEB;
  • Divulgar os dados apresentados no portal da Câmara Municipal e sites do município.

A professora Fátima Cardoso avalia a audiência como positiva, pois considera que mais uma vez o Prefeito de Natal foi denunciado acerca de suas manobras para não conceder a atualização salarial: “Mais uma vez tivemos a oportunidade de mostrar, e de forma técnica, que a Prefeitura tem recursos e que sua opção não é a valorização dos/as educadores/as. Tanto foi assim que Elder Teotônio (economista do Dieese) perguntou ao representante da SME como é possível explicar o incentivo fiscal que a Prefeitura deu aos empresários de transporte urbano”.

Ela conta que durante o debate foi apontado que só este ano a receita do IPTU cresceu 10%: “Elder lembrou que esta é uma fatura que chegou para os/as educadores/as de Natal”.

13 Oct 2020

Na ocasião, outros encaminhamentos foram tirados. São eles:

• Estudar a folha do FUNDEB, para verificar o que se paga com os recursos;