Em reunião virtual, gestores das escolas de Natal denunciam descaso da SME e Prefeito com a Rede

11 Mar 2021

Os gestores e gestoras das escolas da Rede Municipal do Natal denunciaram várias situações que demonstram como a Secretaria Municipal de Educação (SME) e o prefeito Álvaro Dias tratam a educação da capital com descaso. Os relatos foram feitos em reunião virtual na tarde desta quinta-feira (11) conduzida pelo SINTE/RN.

De acordo com um gestor, que assim como os demais terá o nome preservado para evitar represálias, vários funcionários da SME estão infectados pelo vírus da Covid-19. Muitos seguem trabalhando. Infelizmente o chefe do setor financeiro, Marcelo Rabelo dos Santos, faleceu nesta semana vítima da doença. Mesmo assim a Secretaria não paralisou as atividades, tampouco tomou providências para cuidar da vida dos que lá trabalham ou visitam. Segundo relatado, funcionários trabalham sem máscara, as salas são apertadas e há muito não é feita uma desinfecção no local.

Outra gestora, bastante preocupada, questionou se a liminar do juiz Artur Cortez Bonifácio (da 2ª Vara da Fazenda Pública de Natal), que determina que os educadores devem trabalhar em casa dá esse mesmo direito aos gestores. Ela afirma que foi dito em reunião virtual com a SME que as escolas não podem fechar. Por isso, devem adotar uma escala. Para ela, isso põe em risco a vida das pessoas, pois as variantes do novo coronavírus atingem a todos, independente da idade ou comorbidade. Uma outra gestora afirmou: “A gente vai à Secretaria e reivindica, mas não é visto”, denunciando que ela mesma paga a internet do CMEI em que atua. “A Secretária não nos recebe em momento nenhum”, complementou.

Já outra, diante da atual situação, pediu união da categoria. Ainda denunciou que as escolas de Natal estão sem funcionários terceirizados, responsáveis pela segurança, limpeza e cozinha: “A nossa escola não tem condições de ter aulas presenciais”. Outra gestora apontou que os gestores não são ouvidos e não têm acesso a informações. “A SME primeiro divulga e depois nos informa”.

DIÁLOGO PARADO

Os dirigentes do SINTE/RN compartilham do mesmo sentimento da maioria dos gestores. Isso porque a gestão Álvaro Dias se nega a dialogar. E quando as conversas acontecem terminam de forma inconclusiva, sem garantias ou propostas.

A coordenadora geral do Sindicato, professora Fátima Cardoso, contou que a SME respondeu por meio de ofício a pauta apresentada pela entidade em fevereiro. “Pedimos audiência, mas até a presente data não entraram em contato conosco”, disse.

Aproveitando a ocasião, a sindicalista convocou a categoria a assistir ao lançamento oficial da Campanha Educacional e Salarial 2021 do SINTE/RN. Será nesta sexta (12), a partir das 15h, dentro do Extra Classe Web TV Ao Vivo. A transmissão acontece no Facebook, YouTube e Instagram da entidade. A CUT/RN e mandatos participarão da cerimônia.

ENCAMINHAMENTOS

Ao todo, a audiência aprovou cinco encaminhamentos apresentados pelo SINTE. São eles:

1 – Mandar aos pais, por meio de grupo de WhatsApp, um áudio falando da situação vivida no município;
2 – Suspender as atividades presenciais nas escolas até o fim de março e convocar uma reunião com o Conselho Escolar;
3 – Enviar ofício à SME, Prefeitura, Ministério Público e Ministério Público do Trabalho relatando o caos nas escolas e a situação de alta contaminação por Covid-19 na SME;
4 – Mandar release (informações) para os veículos da imprensa local acerca da situação da educação no município;
5 – Oferecer apoio da assessoria jurídica aos professores que tenham sofrido assédio sexual ou moral nos processos de aula remota.

11 Mar 2021

DIÁLOGO PARADO