CORONAVÍRUS

Nota: SINTE/RN agradece parceiros que lutaram em prol da vacinação dos profissionais da educação

1 Jun 2021

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (SINTE/RN) vem a público agradecer os esforços empreendidos por todos os parlamentares e lideranças que se somaram em prol da vacinação dos profissionais da educação. Em especial, o SINTE/RN agradece à governadora Fátima Bezerra, o deputado estadual Francisco do PT e a vereadora de Natal Divaneide Basílio.

Fátima liderou as articulações nacionais, foi a primeira liderança a pautar o tema e enfrentou o então Ministro da Saúde, o general Eduardo Pazzuelo. Francisco, além de participar da frente parlamentar em defesa da inclusão dos trabalhadores em educação no Plano Nacional de Imunização (PNI), indo até Brasília participar de atividades, foi autor da Lei Estadual 75/2021, aprovada em 12 de maio. E Divaneide, foi autora da Lei Municipal 7.138/2021, em vigor desde 27 de abril. Ambas matérias criaram as condições jurídicas para alcançar o objetivo da vacinação para os profissionais da educação, somando-se a articulação nacional para incluir a classe na fase 1 do PNI.

Somando-se à luta do SINTE/RN e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), esses apoios foram importantes instrumentos, pois ajudaram a pressionar ainda mais o Ministério da Saúde.

Como resultado a Comissão Inter Gestores Tripartite do SUS (CIT) aprovou em 27 de maio a inclusão dos trabalhadores em educação do ensino básico e superior, das redes pública e privada de todo o Brasil, no grupo prioritário do Plano Nacional de Imunização (PNI) contra o novo coronavírus. Agora, a expectativa é que ainda nesta semana o RN comece a imunizar os trabalhadores em educação.

Uma vitória tão importante precisa ser “festejada”. O nosso muito obrigado a todos e todas!

CORONAVÍRUS

1 Jun 2021