REDE ESTADUAL

Piso Salarial 2023 é aprovado na Assembleia Legislativa e segue para sanção da Governadora

6 Jun 2023

O Projeto de Lei para reajuste do Piso Salarial 2023 dos/as Professores/as da Rede Estadual foi aprovado por unanimidade na Assembleia legislativa. Agora, a Lei segue para sanção da governadora e a expectativa do Sindicato é de que o pagamento da primeira parcela, no índice de 7,21%, ocorra até o dia 15 de junho.

A votação e aprovação no plenário da AL ocorreu no começo da tarde de 06 de junho e foi acompanhada por dirigentes do SINTE/RN e por alguns professores. O resultado positivo em favor da categoria é fruto dos esforços da articulação política do Sindicato na Casa Legislativa. “Nesse sentido, nossa entidade agradece o apoio do deputado Francisco do PT, bem como das deputadas Isolda Dantas e Divaneide Basílio”, afirma Bruno Vital, coordenador geral do SINTE. “Também reiteramos que essa conquista é oriunda da greve dos/as trabalhadores/as em Educação, que cobraram o cumprimento dos seus direitos.”

“Felizmente estamos mais próximos de receber a primeira parcela do Piso. Não foi exatamente da forma que esperamos, pois havia a previsão desse pagamento ocorrer em maio, mas certamente foi uma conquista. Garantimos os 14,95% de reajuste e garantimos a paridade entre ativos/as e aposentados/as”, declara a coordenadora geral do SINTE, professora Fátima Cardoso.

Confira a seguir como fica agora o calendário de implementação do Piso 2023:
• Aplicação de 7,21% em folha suplementar, no dia 15 de junho, para todos que já recebem acima do Piso (ativos, aposentados e pensionistas com paridade);
• Aplicação de 3,69% em novembro (ativos, aposentados e pensionistas com paridade);
• Aplicação de 3,49% em dezembro (ativos, aposentados e pensionistas com paridade); e
• Retroativo quitado em 8 parcelas, entre maio e dezembro de 2024, contemplando ativos, aposentados e pensionistas com paridade.

REDE ESTADUAL

6 Jun 2023

Confira a seguir como fica agora o calendário de implementação do Piso 2023: