NACIONAL

Plano de Lutas é aprovado por unanimidade no último dia da 4ª Plenária Intercongressual da CNTE

20 Mar 2023

Créditos: Renato Braga / CNTE

Texto: CNTE

Depois de três dias de muitas palestras e debates sobre a conjuntura nacional da educação e sindical, a 4ª Plenária Intercongressual da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) Professor João Felício, terminou neste domingo (19) com a aprovação unânime do Plano de Lutas da categoria.

Segundo a proposta aprovada, serão realizados os seguintes atos: 21 de março, dia de manifestação pela redução dos juros e democratização do CARF; 22 de março, dia Nacional de Lutas pela aplicação do reajuste do piso nas carreiras dos/as trabalhadores/as em educação; de 20 de março a 23 de abril, organização da 24ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública e coleta de assinaturas de parlamentares ao manifesto da CNTE pela revogação do Novo Ensino Médio (NEM); dia 24 de abril, entrega dos manifestos no Ministério da Educação (MEC) sobre a revogação do NEM e pelas diretrizes de carreira.

Já no dia 26 de abril será a Greve Nacional da Educação pela aplicação do reajuste do piso salarial inicial e na carreira para os/as profissionais da educação e pela revogação do NEM. Dia 28 do mesmo mês acontecerá a Live Nacional pela revogação do Programa Escola Cívico Militares.

O dia 1° de maio será muito importante na luta, pois os profissionais de educação irão às ruas em todo país pelos direitos da classe trabalhadora. No mês de agosto, no dia 11, a luta será nos Estados pelo Dia dos Estudantes. No feriado de 7 de setembro, ocorrerá o Grito dos/as Excluídos/as.

Por último, em 5 de outubro, no Dia Mundial do Docente, será a vez da Marcha da Educação em Brasília.

Além do Plano de Lutas, a Plenária Final também aprovou as resoluções do bloco de emendas; da Política Educacional; da Política Sindical; e o Plano de Moções.

O Presidente da CNTE, Heleno Araújo, explicou que a Plenária Final tem a responsabilidade de apontar as políticas e as ações que serão desenvolvidas nos próximos anos. “Vamos atualizar a política educacional, sindical e o nosso plano de lutas, nosso plano de ações para os próximos anos.”

A professora aposentada e doutora em educação Juçara Vieira, ex-presidenta da CNTE, afirmou que os trabalhadores e trabalhadoras têm muita luta pela frente. Uma delas é não esquecer o sofrimento da ditadura, que tem impacto até hoje, principalmente com o desgoverno que se encerrou no ano passado. “Temos duas ações muito importantes: a primeira, revoga Ensino Médio! A segunda, sem anistia”, manifestou.

JOÃO FELÍCIO

A Plenária terminou com mais uma homenagem a João Felício. Para Juçara Vieira, esse evento tem muita simbologia, por relembrar uma personalidade tão importante para a classe trabalhadora. “Ele foi lutador da educação, mas também do movimento sindical e do movimento social. Essa homenagem mostra o quanto a CNTE está envolvida nas grandes lutas da sociedade brasileira”, finalizou.

NACIONAL

20 Mar 2023