Prefeito de Natal frustra professores mais uma vez e não apresenta proposta para o Piso

25 Sep 2020

Créditos: Lenilton Lima

Mais uma vez o Prefeito de Natal não apresentou nenhuma proposta de atualização do Piso Salarial em audiência com o SINTE/RN. O anúncio foi feito na noite desta quinta-feira (24). A vereadora Divaneide Basílio (PT/RN) participou do encontro buscando garantir o direito dos professores.

Álvaro Dias afirmou que não sabe se está legalmente apto a conceder a correção por causa da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a Lei Eleitoral. Disse ter uma proposta pronta, mas não quis apresentar para, segundo ele, não frustrar a categoria. Na próxima segunda-feira (28) o SINTE deverá conversar com o Procurador Geral do Município a fim de obter esclarecimentos.

DIRIGENTES DO SINTE/RN AVALIAM AUDIÊNCIA

O coordenador geral interino do SINTE/RN, professor Bruno Vital, disse que o resultado da audiência frustrou a categoria e os dirigentes: “Após esperarmos quase duas horas finalmente fomos recebidos, mas acabou muito rápido. A audiência foi adiada de segunda (21) para hoje (24) e o Prefeito veio com essa. Ou seja, o ele ganhou 3 dias e poderia ter feito o estudo jurídico se tivesse intenção de dar uma resposta à categoria. Apesar disso, vamos buscar o Procurador na segunda (29), às 15h”.

Já Fátima Cardoso, professora e coordenadora geral do Sindicato, disse não acreditar na existência desta proposta apontada pelo Prefeito: “Por isso ele não apresentou”. Para ela, os argumentos mostrados já são conhecidos e exigem ainda mais resistência por parte dos professores: “Essa atitude de adiar decisões visa nos vencer pelo cansaço, mas isso não acontecerá. Desistência, cansaço e medo não fazem parte da nossa prática. Somos de luta e vamos mostrar a nossa força, sobretudo nosso poder político, derrotando-o nas urnas”.

Fátima ainda afirma que, ao mesmo tempo em que nega o Piso, o Prefeito tenta compensar apresentando propostas eleitoreiras: “Nesta audiência ele falou em pagar em folha suplementar, no dia 15 de outubro, uma data simbólica, a promoção de 808 professores. Ora, estas promoções deveriam ter sido pagas em março deste ano, assim como quinquênios e mudanças de padrão atrasadas.” A sindicalista disse que esses direitos em atraso há 6 anos não vão servir como moeda de troca em época de eleição: “O município tem obrigações a cumprir, colocar os direitos funcionais em dia é uma delas. A categoria não é tola e vai dar a resposta à altura que o Álvaro Dias merece”.

A coordenadora geral interina e presidenta da CUT/RN, professora Eliane Bandeira, disse que essa posição do Executivo Municipal deixa claro que não há vontade política de conceder a atualização salarial: “Isso tudo são artifícios para vencer os professores pelo cansaço. Mas não vamos desistir. Nós iremos lutar e resistir. Não nos retiraremos da luta e seguiremos denunciando o descaso e a falta de compromisso da gestão municipal com a educação”.

As diretoras interinas de comunicação do SINTE, professoras Thelma Farias e Simonete Almeida, lembram que o Prefeito já está infringindo a Lei do Piso Nacional (11.738/2008) e a Lei Municipal (6.425/2013) ao não implementar a atualização: “Ele alegou que não quer infringir a lei, mas já não está cumprindo duas leis desde Janeiro”, afirma Thelma. Ao mesmo tempo Simonete questiona: “Quer dizer que para ele, a Lei municipal, amparada na Lei nacional, não tem força de Lei? Não deve ser cumprida?”.

AUDIÊNCIA SERÁ TEMA DE ASSEMBLEIA DESTA SEXTA (25)

O resultado da audiência desta quinta (24) será o tema da Assembleia Virtual dos Educadores de Natal marcada para esta sexta (25 de setembro). O encontro por videoconferência acontece às 9h30, pela plataforma Zoom. Para entrar na sala acesse AQUI.

25 Sep 2020

Créditos: Lenilton Lima

DIRIGENTES DO SINTE/RN AVALIAM AUDIÊNCIA

AUDIÊNCIA SERÁ TEMA DE ASSEMBLEIA DESTA SEXTA (25)