Secretária de Educação de Natal não cumpre promessa e não apresenta proposta do Piso 2020

10 May 2021

Chegou ao fim o prazo indicado pela secretária de Educação de Natal, Cristina Diniz, para apresentar ao SINTE/RN uma proposta de atualização do Piso Salarial 2020 dos/as professores/as. Porém, o Sindicato não recebeu qualquer notícia da gestora.

Para o SINTE, a falta de uma resposta da secretária é inadmissível e reflete uma falta de atenção da gestão municipal com a Educação e os/as educadores/as.

Na tentativa de receber uma proposta para o Piso, a coordenadora geral do Sindicato, professora Fátima Cardoso, conversou com a chefe de gabinete da secretária. Contudo, foi informada de que a marcação de uma audiência com a SME está condicionada a agenda do prefeito.

Para Fátima, a atualização do Piso é um tema que pode e deve ser conduzido pela Secretaria de Educação. Nesse sentido, chama atenção: “a secretária está em seu segundo ano comandando a educação, mas tem evitado o diálogo com a categoria. Em suas falas, marcadas por promessas e em que frequentemente condiciona seus posicionamentos ao agir do prefeito, parece haver uma falta de autonomia da pasta”.

Mesmo com a ausência de uma proposta da secretária, Fátima afirma que a luta em prol do Piso 2020 continua.

ENTENDA

Durante uma audiência virtual com o Sindicato realizada em 31 de março, a secretária de Educação de Natal, Cristina Diniz, prometeu apresentar uma proposta de atualização do Piso Salarial 2020 na primeira semana de maio.

Nessa mesma audiência, a gestora garantiu que uma equipe da SME faria o levantamento do impacto financeiro da atualização do Piso para os educadores da ativa e que solicitaria a NatalPrev o impacto financeiro relativo aos profissionais aposentados. Igualmente, afirmou que iria dialogar com a Secretária de Administração e o prefeito Álvaro Dia sobre os 12,84% devidos aos educadores.

SINDICATO TENTA AGENDAR AUDIÊNCIA COM SME

Na quinta-feira (06/05), o coordenador geral do SINTE/RN, professor Bruno Vital, e a diretora de Organização da Capital do SINTE/RN, Profa. Jucyana Myrna, estiveram na Secretária de Educação de Natal para tentar agendar a audiência. Após longas horas de espera, os sindicalistas saíram sem qualquer agendamento.

Antes disso, em 04 de maio, o Sindicato protocolou ofício junto a SME pedindo para dialogar com a pasta sobre os 12,84% devidos pelo município. Também nesse dia, o SINTE fixou duas faixas nas proximidades da Secretaria e Prefeitura do Natal cobrando da Secretária de Educação a apresentação de uma proposta para atualização do Piso 2020.

PISO SALARIAL 2020

O Piso Salarial 2020 da Rede Municipal do Natal vem sendo cobrado pelo Sindicato desde 30 de dezembro de 2019. De lá para cá, várias desculpas foram apresentadas pelo prefeito Álvaro Dias e pela secretária Cristina Diniz.

As desculpas envolveram falta de recursos no início do ano passado, queda das receitas durante a pandemia, impedimento pela Lei Eleitoral e Lei de Responsabilidade Fiscal. Todos os argumentos foram confrontados e derrubados pelo Sindicato. No entanto, a dívida segue aberta sem previsão de quando será quitada.

10 May 2021

ENTENDA