REDE ESTADUAL

SINTE/RN acompanha tramitação do PL do Piso e cobra agilidade

22 Mar 2022

Dirigentes do SINTE/RN visitaram a Assembleia Legislativa e cobraram dos deputados estaduais agilidade na aprovação da Lei que vai garantir a implementação do Piso Salarial 2022. A ação foi realizada nesta terça-feira (22).

Pela manhã, na Assembleia Legislativa (AL), os sindicalistas foram recebidos inicialmente pelo líder do Governo, deputado Francisco do PT, e foram informados sobre como está o processo de tramitação do PL.

Em seguida ocorreu um diálogo com o deputado Tomba Farias, presidente da Comissão de Finanças, para onde o projeto foi encaminhado hoje (22). O deputado explicou que colocará em pauta amanhã e será escolhido o relator, mas acrescentou que alguns parlamentares estão apontando a necessidade de fazer alterações em partes do PL. Por sua vez, o SINTE/RN reforçou a importância de agilizar a tramitação.

Ao sair da ALRN, a comissão se dirigiu ao Gabinete Civil, onde foi recebida pela Secretária Adjunta Socorro Batista e pelo Deputado Francisco do PT, líder do Governo. Nesta conversa, o Sindicato apresentou as dificuldades e solicitou do Executivo as medidas que lhe cabem para o projeto tramitar com celeridade.

Após varias conversas o Governo se comprometeu a tratar do assunto com a Assembleia Legislativa e encontrar a solução para sanar as dificuldades que travam o projeto. “Vamos aguardar os desdobramentos dessa articulação/pressão, esperando que amanhã (quarta, 23) seja aprovado na Comissão de Finanças, e votado na semana que vem”, afirmou o professor Miguel Salustiano, diretor de comunicação do SINTE/RN.

TRÂMITE

Como o colégio de líderes não aceitou o pedido de urgência, o PL tem que passar pelas comissões. Semana passada foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça; esta semana passará pela Comissão de Finanças para, na próxima semana, ser encaminhado a outra comissão e finalmente, já em abril, ser votado em plenário para ir à sanção e publicação.

OBJETIVO

As ações realizadas hoje pela direção do SINTE/RN têm o objetivo de acelerar este processo e dispensar toda a tramitação. Deste forma, ajustado o acordo, o Projeto já poderia ser aprovado amanhã na Comissão de Finanças e ser apresentado no plenário ainda esta semana, para ser votado e aprovado definitivamente na semana que vem.

ESTRESSE

Dirigentes do SINTE/RN foram impedidos pela segurança da Assembleia Legislativa de ter acesso ao prédio. Após pressão e somente com a chegada da Deputada Isolda Dantas e da assessoria do deputado Francisco do PT, foi que a administração da “casa legislativa” permitiu a entrada da comissão.

REDE ESTADUAL

SINTE/RN acompanha tramitação do PL do Piso e cobra agilidade