SINTE/RN convoca categoria para Conferência Intermunicipal Popular de Educação

19 Aug 2021

Em preparação para a II Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE 2022) e em defesa da educação pública, laica, inclusiva e de qualidade social, serão realizadas Conferências Intermunicipais Populares de Educação em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal.

No RN, as Conferências Intermunicipais são coordenadas pelo Fórum Estadual de Educação e começam em agosto. No próximo dia 31/08 (terça-feira) acontece a Conferência do Polo 1, nos períodos matutino e vespertino. Em formato remoto, a atividade vai ser realizada através da plataforma Zoom e será necessário que os/as participantes realizem inscrição prévia no evento, através do link: https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZ0vdO6opjgiG9wuBK-TqvF4smcmLVRgNkx2.

Estão convidados a se inscrever na Conferência do dia 31 aqueles trabalhadores e trabalhadoras em educação da Rede Pública e da Rede Privada de Ensino que atuam nos municípios integrantes do Polo 1 (Baia Formosa, Boa Saúde, Canguaretama, Goianinha, Lagoa de Pedras, Macaíba, Monte Alegre, Natal, Nísia Floresta, Parnamirim, Passagem, Pedro Velho, Santo Antônio, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, Senador Georgino Avelino, Tibau do Sul, Várzea, Vera Cruz e Vila Flor e Arês).

Também podem participar da Conferência profissionais da educação básica e superior, integrantes de movimentos sociais e representantes de pais/mães/responsáveis de estudantes.

No total serão realizadas 10 Conferências Intermunicipais no RN, compreendendo 10 Polos. Em breve serão divulgadas as datas das Conferências de todos os Polos.

CONAPE 2022

A II Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE 2022), tem como tema “Reconstruir o país: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as”.  Por sua vez, o lema da Conferência é “Educação pública e popular se constrói com democracia e participação social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire”.

A CONAPE 2022 se apresenta como um importante momento de articulação de Instituições governamentais e não-governamentais, associações, sindicatos e movimentos sociais em defesa da educação.

Conduzida em âmbito nacional pelo Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), em território potiguar a CONAPE 2022 está sob a condução do Fórum Estadual de Educação (FEE RN) e será precedida de Conferências Intermunicipais populares de educação, iniciadas em agosto.

SINTE/RN convoca categoria para Conferência Intermunicipal Popular de Educação

19 Aug 2021