SINTE/RN poderá se reunir com SME em audiência nos próximos dias para tratar do Piso

2 Dec 2020

Até a próxima sexta-feira, 04 de dezembro, a Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME) deverá retornar o pedido de audiência feito pelo SINTE/RN para tratar dos 12,84% relativos à atualização do Piso do Magistério 2020. A informação foi obtida pelo diretor de Organização da Capital do SINTE, professor Erlon Valério, em recente visita a Secretaria.

Na semana anterior, em 24 de novembro, o Sindicato enviou um ofício ao prefeito Álvaro Dias solicitando a retomada do diálogo sobre a atualização do Piso dos professores. Desde fins de setembro e a pedido do gestor do município (em decorrência do período eleitoral), o diálogo entre o SINTE e a Prefeitura está suspenso. Todavia, é de interesse do Sindicato e da categoria retomar o debate e solucionar a questão.

A atualização do Piso 2020 vem sendo cobrada desde 30 de dezembro de 2019. Ao longo de todo esse tempo, o Sindicato tem tentado negociar com o município do Natal. Porém, o prefeito se esquiva, apresentando uma série de desculpas que vem sendo derrubadas pelo SINTE, como uma suposta falta de recursos, queda de receitas ou impedimentos da Lei eleitoral

Para a direção do SINTE e com base em deliberações da categoria em Assembleias, o início do ano letivo de 2021 está condicionado a atualização salarial de 2020, bem como ao avanço ou controle da pandemia. Assim, a expectativa do Sindicato é que a SME receba representantes da entidade nos próximos dias.

2 Dec 2020