SINTE/RN publica nota contra reabertura precoce de escolas durante a pandemia

6 Jul 2020

O SINTE/RN divulgou uma nota na edição de domingo (05) do jornal Tribuna do Norte chamando atenção para o perigo do retorno prematuro das aulas nas escolas da Rede Pública de Ensino em meio a pandemia da Covid-19.

O motivo da publicação foi a sinalização de retorno às aulas em agosto, por parte da Prefeitura do Natal e do Governo do Estado. A nota alerta para os números da pandemia no RN, que no último dia 03 já contabilizava mais de 34 mil casos confirmados de coronavírus, quase 50 mil suspeitos e 1 mil e duzentos óbitos em decorrência da doença.

No texto, o Sindicato classifica como inconcebível que Governo e Prefeitura retirem estudantes e profissionais de suas casas para expô-los a um vírus mortal e com alto poder de contágio.

Somado a isso, embora medidas de prevenção estejam sendo pensadas para uma volta mais segura das aulas presenciais, o SINTE denuncia as muitas dificuldades enfrentadas no dia a dia das escolas públicas, como a superlotação das salas, a falta de material de limpeza e de profissionais. Assim, tendo em vista os obstáculos já existentes em tempos “normais”, a entidade questiona como isso será solucionado em um momento atípico.

Para a coordenadora geral do SINTE, professora Fátima Cardoso, pensar na volta das aulas presenciais só é possível em um cenário seguro, com estrutura sanitária adequada que impeça a disseminação do vírus, e fiscalização efetiva nas escolas. Dessa forma, enquanto isso não é possível, o Sindicato se mantém contrário ao retorno das aulas e chama atenção para o fato de que o ano letivo pode ser recuperado, mas vidas humanas perdidas, não.

Confira AQUI a nota publicada na Tribuna do Norte.

SINTE/RN publica nota contra reabertura precoce de escolas durante a pandemia

6 Jul 2020

Confira AQUI a nota publicada na Tribuna do Norte.