REDE ESTADUAL

SINTE/RN questiona Governo sobre retroativo do Piso, desconto do IPERN, atrasados e GME

20 Aug 2022

Dirigentes do SINTE/RN questionaram o Governo do Estado na última quarta-feira (17) sobre o retroativo do Piso Salarial, o desconto do IPERN, os atrasados da gestão Robinson Faria e a Gratificação de Mérito Educacional (GME) dos funcionários.

Relatos passados para o Sindicato deram conta que algumas pessoas não receberam o retroativo do Piso referente aos meses de janeiro e fevereiro deste ano, uma parcela de aposentados não identificou no contracheque o desconto que o IPERN efetua todo mês, o pagamento dos juros e correção da Ação dos atrasados da tem que ser verificado e a GME não chegou ao bolso dos funcionários. Confira abaixo um resumo da conversa.

Retroativo do Piso

O SINTE/RN questionou Socorro Batista, secretária adjunta da Casa Civil, sobre o pagamento da parcela do retroativo referente a implantação do Piso nos meses de janeiro e fevereiro de 2022, que foi dividida em 7 meses ou parcelas, com previsão de término em outubro deste ano. A gestora afirmou que vai falar com a Secretaria da Administração e solicitar o pagamento em folha suplementar. Atenta, a direção do SINTE vai acompanhar todos os procedimentos, não descartando dialogar novamente com a Casa Civil se for necessário.

Desconto do IPERN

Sobre este assunto duas situações foram apresentadas ao Sindicato. A primeira é que neste mês o teto de isenção subiu para 4 mil reais. Assim, quem ganha até este valor não terá descontos. Já quem tem um salário acima disso será taxado no que exceder. A segunda questão é que serão isentas as pessoas que recebem até 8 mil reais que são portadoras comprovadas de doença cujo CID consta no rol do IPERN.

Portanto, os aposentados que não se enquadrarem nestas situações e que sofrerem o desconto do IPERN devem comunicar o erro ao Governo. Sobre isso foi discutido com a Casa Civil a possibilidade de os aposentados fazerem aos cofres públicos um ressarcimento menos agressivo. Assim, surgiu a proposta de ressarcir em 3 ou 4 parcelas. Esse ponto está indefinido.

Atrasados da gestão Robinson Faria

De acordo com informações recebidas pelo SINTE/RN, o pagamento dos juros e da correção monetária por atraso de pagamento da gestão Robinson Faria não consta no contracheque de agosto publicado pela SEAD. Diante disso, o Sindicato está auditando a questão para verificar se os 2 milhões/mês destinados/reservados para esse pagamento serão aplicados de acordo com o prometido pelo Governo. Se espera que 4.936 pessoas recebam a parcela total. Primeiro todos os ativos, uma vez que se trata de valores menores. Depois o pagamento deve sair em ordem alfabética.

Não pagamento da GME

A Secretária Adjunta da Casa Civil informou que o pagamento da Gratificação de Mérito Educacional (GME) dos funcionários saíra em folha suplementar junto ao pagamento do mês.

REDE ESTADUAL

20 Aug 2022