REDE ESTADUAL

Trabalhadores em Educação concordam com aulas remotas a partir de 01/02 e cobram vacina

29 Jan 2021

Quase 400 trabalhadores e trabalhadoras em educação da Rede Estadual de Ensino participaram da Assembleia ordinária da categoria convocada pelo SINTE/RN. A Assembleia, realizada em formato virtual na tarde desta sexta-feira (29/01), através da plataforma Zoom, foi a primeira a acontecer este ano e teve como ponto central a campanha salarial e educacional 2021.

Com relação ao início das aulas, a categoria foi favorável ao retorno das atividades a partir de 1º de fevereiro, destacando que, nesse momento, as aulas deverão ocorrer exclusivamente em formato remoto. Em meados de março, após a conclusão do ano letivo de 2020, o SINTE/RN vai reavaliar o cenário da pandemia e voltará a se reunir com a categoria e com o Governo do Estado para tratar do formato das aulas no ano letivo 2021.

A Assembleia foi dirigida pela coordenadora geral do SINTE/RN, professora Fátima Cardoso. Também participaram da Assembleia os coordenadores gerais, prof. José Teixeira e prof. Rômulo Arnaud, além de outros dirigentes da Entidade.

Dentro do tema da campanha salarial e educacional 2021, foi apresentada e debatida a pauta de reivindicações da categoria. Entre os 27 pontos da pauta, alguns destaques são: o estabelecimento de um cronograma para efetivação de promoções; a confecção de carteira funcional; a publicação de portaria para retomada dos trabalhos da comissão de Reformulação do Plano de Cargos Carreira e Remuneração do Magistério; e o cumprimento da lei 322/2006 que trata de férias.

Com aval dos/as trabalhadores/as em Educação, foi acatada a agenda de lutas da CNTE e CUT. A categoria também ressaltou a necessidade da imunização em massa. Sobre isso, o Sindicato deverá conduzir uma campanha em suas mídias digitais cobrando agilidade na vacinação e reforçando a importância de os trabalhadores em educação estarem entre os grupos prioritários para receber a vacina, nos moldes da campanha “Profissionais da Educação: vacina já!”, apoiada pela CNTE.

A audiência com a Governadora Fátima Bezerra, realizada em 28 de janeiro, foi outro tema discutido na Assembleia. O SINTE comunicou à categoria que a governadora compreendeu os argumentos do Sindicato sobre a necessidade das aulas remotas e que, após reunião com o Ministério Público, o Governo voltará a se reunir com o Sindicato para tratar desse tema.

REDE ESTADUAL

29 Jan 2021