Proposta pelo SINTE/RN e Diva, Lei que prioriza educadores de Natal na vacinação é sancionada

28 Apr 2021

Foi sancionada pelo município do Natal a Lei que inclui os educadores da Rede Municipal da capital no grupo prioritário do Programa Emergencial de Vacinação contra a Covid-19. Publicada no Diário Oficial do Município (DOM) dessa terça-feira (27), a Lei 7.138/2021 foi proposta pelo SINTE/RN numa parceria com o mandato da vereadora Divaneide Basílio (PT/RN).

De acordo com o texto do DOM, a inclusão dos profissionais da educação do município na fase 1 da vacinação é uma medida que visa proteger os profissionais da educação, “que poderão estar expostos/as a pandemia do coronavírus nas escolas do território natalense”. Veja AQUI a Lei na íntegra.

Articuladora da proposta na Câmara dos Vereadores, Divaneide celebrou: “Notícia boa para os/as professores/as e os profissionais da educação. A Lei que estabelece a prioridade desse grupo na fase 1 da vacinação em Natal foi sancionada hoje”. Para ela, se é essencial ter aulas presenciais, como vem sendo repetido pela sociedade diariamente, “garantir a segurança aos trabalhadores e trabalhadoras da educação também o é (essencial)”.

Agora, a expectativa do Sindicato, compartilhada pela categoria, é que a Lei seja cumprida imediatamente. No entanto, avisa que o retorno ao trabalho presencial não depende apenas da imunização em massa, mas também da oferta de condições sanitárias nas escolas a partir do cumprimento dos protocolos de biossegurança, a redução da ocupação dos leitos críticos e o índice de transmissibilidade abaixo de 1,0. Por ora, como se sabe, nenhuma das reivindicações dos educadores de Natal foi atendida.

Nesta quinta-feira (29 de abril), a partir das 19h, a volta às aulas presenciais e a Campanha Educacional e Salarial 2021 serão os temas de mais uma assembleia virtual da Rede Municipal.  A inscrição deve ser feita no link: https://bit.ly/3t00aJ9

28 Apr 2021