Alegando não ter proposta para o Piso, Secretária adia audiência com o SINTE pela 2ª vez

16 Jun 2021

Sob alegação de ainda não ter proposta concreta de atualização do Piso Salarial 2020 para apresentar, a Secretária de Educação de Natal adiou a audiência com o SINTE/RN que aconteceria nesta quarta-feira (16). O adiamento é o segundo em oito dias. Um encontro entre as partes deveria ter acontecido em 09 de junho, há uma semana. Mas foi transferido por causa de uma “viagem de urgência dos representantes da PMN (Prefeitura Municipal do Natal), fundamentais para a realização da audiência em questão”, segundo a Secretaria Municipal de Educação (SME).

A informação dando conta do novo adiamento foi passada durante a posse da nova gestão do Conselho Municipal de Educação (CME) ao diretor de organização da capital do SINTE/RN, professor Erlon Valério. O sindicalista reagiu com indignação. Disse que a categoria precisa de uma proposta clara, sobretudo porque desde janeiro do ano passado espera pelos 12,84% previstos em Lei Federal e Lei Municipal. Erlon aproveitou para cobrar uma nova data, mas ouviu do secretário adjunto de educação, Paulo Barra, que na próxima semana o Sindicato será informado sobre o dia da audiência.

Fátima Cardoso, que é coordenadora geral do SINTE/RN e professora, também fez cobranças. Conseguiu fazê-las ao falar rapidamente com a secretária Cristina Diniz por telefone. Foi informada pela gestora que a maior dificuldade do município é atender a paridade. Isto é, implementar o Piso também para os educadores aposentados: “Nas palavras da Secretária, é possível ter uma proposta para os ativos, mas se pode lutar para incluir os aposentados, ainda que seja em tempos diferentes”, conta a sindicalista.

Embora a fala da Secretária tenha sido negativa, Fátima reivindicou a manutenção da audiência para tratar dos outros pontos da pauta da Rede Municipal: “Mas a Secretária desconversou e adiou (a audiência), dizendo que a perspectiva é que aconteça na semana que vem”.

Desde 30 de dezembro de 2019 a entidade cobra a implementação do Piso 2020. De lá para cá, várias desculpas foram apresentadas pela gestão municipal. Porém, finalmente no último dia de março deste ano a Secretária prometeu apresentar uma proposta na primeira semana de maio. Chegada a época de cumprir com sua palavra, não o fez.

Diante dos fatos, a diretoria do SINTE, que esteve reunida virtualmente na tarde desta quarta (16), avalia que a dívida está se tornando uma bola de neve graças a prática que a gestão Álvaro Dias tem de não apresentar ou descumprir compromissos. Por isso, apontam que o gestor está completamente desacreditado diante a categoria: “Logo a sociedade vai perceber que foi enganada pelo Prefeito. Os educadores já perceberam, pois Álvaro Dias tentou nos enganar em 2020 ao divulgar em uma rádio da capital que apresentaria a mesma proposta de atualização do Piso feita pela governadora Fátima Bezerra. Só prometeu, nada fez”.

Sobre a Secretária de Educação, o Sindicato diz que a gestora deve deixar o cargo ou de fato assumir o processo de negociação: “O jogo que o Prefeito tenta fazer ao indicar ‘um negociador’ desperta o sentimento de incapacidade do Prefeito e a falta de autonomia da Secretária”.

Diante da continuidade do travamento das negociações, o SINTE avisa que a luta vai continuar: “Não nos damos por vencidos e vencidas. Cada estratégia do Prefeito com o intuito de ganhar tempo é analisada meticulosamente por nós e respondida com organização e luta. Por isso, seguimos todos juntos, aposentados, pensionistas e educadores da ativa, mobilizados pelos 12,84%, bem como em prol do retorno presencial com segurança e a imunização total da categoria”, afirma a Coordenadora.

SINTE/RN PARTICIPA DA POSSE DA NOVA GESTÃO DO CME

Na manhã desta quarta (16 de junho) o SINTE/RN participou da cerimônia de posse da nova gestão do Conselho Municipal de Educação (CME) para o triênio 2021/2024. O Sindicato tem agora como representantes a coordenadora geral Fátima Cardoso (Titular) e o diretor de organização da capital Erlon Valério (Suplente).

O CME é a instância responsável por planejar as ações voltadas ao ordenamento da educação pública da Rede Municipal de Natal. Foi conquistada graças a luta do Sindicato. “Democratizar as instâncias é ter nelas a representação da sociedade civil, é garantir a participação e intervenção dos Sindicatos, estudantes, universidades, pais e gestores. Esses atores todos contribuem diretamente com a educação. Por isso, o CME é um local de disputa de concepções, construção de políticas educacionais, de referenciais teóricos e das diferentes abordagens no campo das ideias. É por natureza normativo, legislativo e deliberativo e sempre deve estar a serviço da democracia e educação”, afirma Fátima Cardoso.

16 Jun 2021

SINTE/RN PARTICIPA DA POSSE DA NOVA GESTÃO DO CME