Educadores de Natal mantêm ocupação mesmo após Prefeito ameaçar acionar o TJ e usar Guarda

26 Apr 2022

Créditos: Lenilton Lima

Mesmo diante das ameaças do prefeito Álvaro Dias, os educadores de Natal resistiram, mantendo a ocupação na Secretaria Municipal de Educação (SME) ao longo de oito horas nesta terça-feira (26). Consequentemente, foi cancelado o acampamento de greve em frente à Câmara Municipal previsto para acontecer à tarde.

Segundo informações recebidas pela direção do Sindicato, partiu do gabinete do Prefeito uma ordem para não receber ninguém em audiência. Além disso, Álvaro Dias ameaçou acionar o Tribunal de Justiça do RN (TJ/RN) para obrigar a categoria a encerrar o protesto, com uso de força policial se julgasse necessário. Entretanto, os professores resistiram e só deixaram o prédio da Secretaria no final da tarde, período onde o número de manifestantes se multiplicou.

Iniciada nas primeiras horas da manhã com a realização de um ato público, a ocupação reuniu dirigentes do SINTE/RN e profissionais da educação da capital, que mais uma vez reivindicaram audiência imediata com a secretária Cristina Diniz para tratar do Piso Salarial 2022. A vereadora Divaneide Basílio e um assessor da vereadora Brisa Bracchi estiveram na Secretaria para ajudar o SINTE e os professores nas negociações.

Diante da vigília constante de guardas municipais armados e dispostos a intimidar, o clima na ocupação foi tenso.

Na ocasião, um cartaz que reproduziu um contracheque dos professores foi usado para rebater as declarações do secretário adjunto de educação Paulo Barra. Nos últimos dias, usando espaços na imprensa, Barra tem afirmado que muitos professores em início de carreira recebem 10 mil reais de salário. No entanto, a informação é falsa.

MESMO PRESENTES, SECRETÁRIOS ALEGAM DECISÃO JUDICIAL E SE RECUSAM A DIALOGAR COM SINTE/RN

Embora estivessem na SME, Cristina Diniz e Paulo Barra afirmaram que não poderiam conversar porque a decisão judicial que determinou o fim da greve impede o acesso da categoria a qualquer prédio público.

Mesmo sem diálogo com o município, os professores afirmaram que o objetivo foi alcançado, uma vez que o assunto repercutiu na mídia local: “Onde tivemos oportunidade de mostrar a verdade sobre os nossos salários, desmentindo o que disse o secretário adjunto de educação Paulo Barra. Por isso, a decisão de encerrar o ato na SME e seguir com a agenda de lutas definida na última Assembleia”, explicou a professora e diretora de comunicação do SINTE/RN Thelma Farias.

ATO E ABAIXO-ASSINADO NESTA QUARTA (27)

Nesta quarta, 27 de abril, continuam as atividades de greve. Pela manhã, a partir das 9h, será realizado um ato público em frente à Biblioteca Escolar Professor Américo de Oliveira Costa, localizada na Avenida Itapetinga, Zona Norte de Natal.

À tarde, dirigentes do SINTE/RN vão até a Câmara Municipal colher assinaturas de vereadores para um abaixo-assinado. No documento, o Sindicato vai solicitar que o Prefeito receba a categoria para negociar.

26 Apr 2022

Créditos: Lenilton Lima

ATO E ABAIXO-ASSINADO NESTA QUARTA (27)