Alegando 'motivos superiores', SME adia para segunda (31) audiência com o SINTE/RN

28 May 2021

A Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME) adiou desta sexta (28) para segunda-feira (31 de maio) a audiência virtual agendada com o SINTE/RN. A informação foi passada para a coordenadora geral do SINTE/RN, professora Fátima Cardoso, via mensagem de WhatsApp encaminhada pela Chefe de Gabinete da Secretaria: “A audiência remota anteriormente agendada precisa ser remarcada para a próxima segunda-feira (31/05), às 14h, por motivos superiores e incompatibilidade de compromissos de representantes da PMN (Prefeitura do Município do Natal), fundamentais para a realização da audiência em questão”, dizia o comunicado.

Fátima Cardoso afirma não ter ficado surpresa com o adiamento anunciado horas antes da audiência. Isto porque não é a primeira vez que isso acontece. A sindicalista cobra a apresentação imediata de uma proposta para atualizar o Piso Salarial 2020: “O problema consiste em não se ter uma sinalização de proposta de implementação do Piso de 2020. A justificativa de que faltaria membros importantes da Prefeitura não nos deixa em expectativa, tampouco com o sentimento de que essas pessoas venham no sentido convergente das nossas reivindicações”.

Ela lembra que no ano passado a equipe do prefeito Álvaro Dias participou de uma audiência, mas somente com o intuito de negar o que deve aos educadores, sob a alegação de fatos inexistentes: (A presença da equipe do Prefeito) Foi tão somente para construir uma narrativa que não batia com a realidade dos fatos. Foi para negar as nossas reivindicações. Esperamos que isto não aconteça (na segunda-feira). Nossa paciência tem limite, esperamos que venha uma proposta de negociação do Piso”, afirma.

A expectativa da entidade é que a secretária Cristina Diniz apresente uma proposta com vistas a implementar os 12,84%, contemplando aposentados e profissionais da ativa. Em 31 de março, durante audiência, a Secretária prometeu que apresentaria uma proposição na primeira semana de maio, mas não cumpriu sua palavra, embora o SINTE tenha protocolado presencialmente ofício na SME em 04/05. Dois dias depois, dirigentes da entidade voltaram a cobrar a marcação de uma conversa. Esperaram por seis horas, mas saíram do prédio sem resposta, uma vez que a gestora da pasta sequer se encontrava no local. A audiência só foi agendada nesta semana, a última do mês.

ASSEMBLEIA DA REDE MUNICIPAL

O resultado da audiência com a SME será o tema da Assembleia da Rede Municipal do Natal agendada pelo SINTE/RN para terça-feira (1º de junho). O encontro, que será no formato virtual, acontece às 14h, pela Plataforma Zoom. Em breve o link para inscrição será disponibilizado.

PISO SALARIAL 2020

O Piso Salarial 2020 dos educadores da capital vem sendo cobrado pelo Sindicato desde 30 de dezembro de 2019. De lá para cá, várias desculpas foram apresentadas pelo prefeito Álvaro Dias e a secretária Cristina Diniz.

Falta de recursos no início do ano passado, queda das receitas durante a pandemia, impedimento pela Lei Eleitoral e Lei de Responsabilidade Fiscal. Todos os argumentos foram derrubados pelo Sindicato. No entanto, a dívida segue em aberto. Agora, a entidade espera que finalmente o município apresente uma proposição digna, aceitável e que cumpra com sua palavra.

28 May 2021

ASSEMBLEIA DA REDE MUNICIPAL