Álvaro Dias mente sobre Piso dos/as professores/as de Natal na TV

28 Oct 2020

O candidato a prefeito do Natal, Álvaro Dias, mentiu no quadro “Me chama que eu vou – Eleições”, da InteTV Cabugi.

Durante o RN TV 1ª Edição, exibido em 27 de outubro (terça-feira), o gestor municipal afirmou que estava impedido pela justiça eleitoral de conceder a atualização de 12,84% do Piso dos/as professores/as.

A fala do prefeito é inverídica. Como já demonstrado pelo SINTE/RN e sua assessoria jurídica, não há impedimento legal para que a atualização seja concedida aos/as professores/as. Pelo contrário!

A Lei Municipal nº 6.425/2013 determina que a atualização do pagamento do magistério deve ocorrer anualmente, já no mês de janeiro, com base no índice apresentado pelo MEC, a partir da Lei do Piso Nacional (nº 11.738/2008). Portanto, não existe qualquer impedimento oriundo da Lei eleitoral, como disse o chefe do executivo.

Desde 30 de dezembro de 2019 o Sindicato tem tentado negociar com o município do Natal sobre o Piso. Porém, o prefeito Álvaro Dias se esquiva, apresentando uma série de desculpas que vêm sendo derrubadas pelo SINTE. No início do ano, o prefeito alegou falta de recursos. Depois, em plena pandemia da Covid-19, afirmou não ter condições em virtude da hipotética queda de receitas – argumento derrubado por técnico do DIEESE, que através de informações colhidas no portal da Prefeitura demonstrou que o Município não havia perdido receita. Agora, diz que não pode atualizar o Piso em decorrência da Lei Eleitoral.

Diante da situação, o SINTE tem promovido atividades presenciais e virtuais, nas ruas e nas mídias sociais, denunciando o descaso do Prefeito com a educação. Além disso, o Sindicato tem ocupado espaço nos veículos de mídia tradicional.

Ao longo da luta, entre solicitações de audiência e idas e vindas em reuniões com o Prefeito e a Secretária da Pasta, os/as profissionais da educação municipal vêm dando lição de resistência e engajamento, participando ativamente das ações coordenadas pelo SINTE em prol do Piso.

Álvaro Dias mente sobre Piso dos/as professores/as de Natal na TV

28 Oct 2020